Pular para o conteúdo
Política

Nelsinho defende indicação do filho de Bolsonaro para embaixada nos EUA

Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional no Senado, Nelsinho Trad (PSD) afirmou não ver problema algum em uma eventual indicação do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para o filho Eduardo assumir o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Em entrevista na quinta-feira (11), o presidente da República disse que já havia […]
Arquivo -
Nelsinho Trad durante audiência da Comissão de Relações Exteriores do Senado (Foto: Pedro França/Agência Senado)
Nelsinho Trad durante audiência da Comissão de Relações Exteriores do Senado (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional no Senado, (PSD) afirmou não ver problema algum em uma eventual indicação do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para o filho Eduardo assumir o cargo de embaixador do nos Estados Unidos.

Em entrevista na quinta-feira (11), o presidente da República disse que já havia cogitado a possibilidade no passado, mas que voltou a considerá-la nesta quinta, um dia depois de Eduardo completar 35 anos, idade mínima para um brasileiro assumir uma representação diplomática. O filho do presidente afirmou que a proximidade do anúncio com a data foi uma “feliz coincidência”.

Em entrevistas e nas redes sociais, o senador Nelsinho demonstrou ver com bons olhos a indicação.

“Uma embaixada desta importância e um ato como este, que é discricionário do presidente, deve ser ocupado por alguém que é da coronária dele. O Eduardo tem uma militância na área de relações internacionais antes mesmo de ser deputado”, justificou o congressista sul-mato-grossense.

O deputado federal (PSL-SP) deixou claro que aceitaria um convite de seu pai, Jair Bolsonaro, para assumir o cargo de embaixador do País nos Estados Unidos. Para assumir, o parlamentar teria que renunciar ao mandato.

“Se for da vontade do presidente e ele realmente me entregar essa função de maneira oficial, eu aceitaria”, afirmou Eduardo Bolsonaro em coletiva na Câmara dos Deputados.

Para assumir o cargo, Eduardo terá de abrir mão do mandato de deputado federal. Na coletiva, ele afirmou que renunciará caso seu nome seja confirmado. Além da indicação do presidente, o parlamentar terá que ser sabatinado pelo Senado Federal. Só depois desse rito, é que o filho do presidente viraria embaixador.

Ao perguntar se a indicação não configuraria nepotismo, Eduardo Bolsonaro admitiu que pode ser alvo de críticas, mas que há um entendimento do Supremo Tribunal Federal que em casos análogos a esse, não configuraria uma nomeação ilegal.

“A possibilidade pode ocorrer, mas a primeira análise que fizemos aqui é que não se enquadraria nisso. Seria uma indicação igual como de um presidente indicar um ministro. Estaria fora da súmula vinculante. Fora da questão do nepotismo”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados