Pular para o conteúdo
Política

Governo publica decreto e servidores de MS voltam à jornada de 8 horas no dia 1º de julho

O governo de Mato Grosso do Sul publicou, na edição desta terça-feira (19) de seu Diário Oficial, o decreto que estabelece jornada de 40 horas semanais para servidores estaduais a partir do próximo dia 1º de julho de 2019. A medida já havia sido anunciada pelo governo, que na última semana reuniu sindicatos e representantes […]
Arquivo -

O governo de Mato Grosso do Sul publicou, na edição desta terça-feira (19) de seu Diário Oficial, o decreto que estabelece jornada de 40 horas semanais para servidores estaduais a partir do próximo dia 1º de julho de 2019.

A medida já havia sido anunciada pelo governo, que na última semana reuniu sindicatos e representantes dos cerca de 75 mil servidores estaduais para tratar do fim da jornada de 30h, em vigor desde 2004, e também do PDV (Programa de Demissão Voluntária).

No decreto publicado hoje, e assinado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e pelo titular da SAD (Secretaria de Administração e Desburocratização), Roberto Hashioka (PSDB), o retorno das 40h semanais, ou 8h diárias, diz respeito ao horário de expediente das repartições públicas integrantes da Administração Estadual Direta, das Autarquias e das Fundações.

A publicação ainda específica que além da jornada de 40h semanais, servidores comissionados poderão ser convocados ‘sempre que houver interesse da Administração’.

O governo destacou que algumas funções públicas, com jornadas especiais previstas em leis específicas, não se enquadram no decreto, que estabelece ainda que o horário de funciomento das repartições públicas, em dias uteis, tanto no público quanto à execução de trabalhos internos, será das 7h30min às 17h30min.

Os servidores públicos atingidos pela medida têm assegurado intervalo de , no mínimo, uma hora e, no máximo, duas horas para almoço e/ou descanso entre um expediente e outro, a ser definido pelo titular do órgão ou da entidade.

O decreto também prevê que órgãos de atuação nas áreas de saúde, sanidade animal e vegetal, educação, segurança pública, regulação de serviço público, fiscalização de instrumentos de medição e proteção e defesa do consumidor poderão ter expedientes adequados às necessidades de atendimento dos usuários dos seus serviços, cuja fixação deve ser proposta pelo respectivo Secretário de Estado, inclusive, em relação às entidades da Administração Indireta vinculadas a sua Pasta.

Vantagem e PDV

Por fim, o decreto destaca que o retorno das 40h semanais de jornada de trabalho ‘não acarretará o pagamento de qualquer verba pecuniária adicional aos servidores públicos’.

Também nesta terça-feira, o secretário estadual de governo, Eduardo Riedel (PSDB), apresentará aos deputados estaduais o projeto de lei que dispõe sobre o PDV.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com gols de Maicon e Vegetti, Vasco supera Vitória que afunda na tabela do Brasileirão

Confira os números sorteados nas Loterias Caixa neste sábado em seis modalidades

Fortaleza impõe goleada histórica sobre o Juventude e respira no Brasileirão

Mesmo após morte no Pantanal, jovem filma e divulga prática de ceva à onça em MS

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Em jogo equilibrado, Operário empata mais uma em casa pelo Brasileirão Série D

Últimas Notícias

Esportes

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Atacante holandês tentou uma cavadinha em cobrança de pênalti quando o placar ainda não havia sido aberto, mas acabou defendido pelo ex-goleiro corinthiano Walter

Cotidiano

MS já teve 22 postos autuados por irregularidades em bombas de combustível até abril de 2025

Dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) revelam que em 2025, 88 postos em MS foram fiscalizados, sendo 22 deles autuados por irregularidades

Esportes

Red Bull Bragantino empata com o Grêmio e assume a liderança provisória do Brasileirão

Time de Bragança Paulista tem 17 pontos, um à frente do Palmeiras que domingo fará o clássico paulista diante do São Paulo, também pela oitava rodada

Cotidiano

Vaticano publica brasão e lema oficial do novo sumo pontífice Papa Leão XIV

"In Illo uno unum" são as palavras, pronunciadas em um sermão por Santo Agostinho, que o Pontífice escolheu como seu lema episcopal. Uma referência ao Bispo de Hipona também no brasão, com a imagem de um livro fechado sobre o qual repousa um coração transpassado por uma flecha