Pular para o conteúdo
Política

Governo publica decreto e servidores de MS voltam à jornada de 8 horas no dia 1º de julho

O governo de Mato Grosso do Sul publicou, na edição desta terça-feira (19) de seu Diário Oficial, o decreto que estabelece jornada de 40 horas semanais para servidores estaduais a partir do próximo dia 1º de julho de 2019. A medida já havia sido anunciada pelo governo, que na última semana reuniu sindicatos e representantes […]
Arquivo -

O governo de Mato Grosso do Sul publicou, na edição desta terça-feira (19) de seu Diário Oficial, o decreto que estabelece jornada de 40 horas semanais para servidores estaduais a partir do próximo dia 1º de julho de 2019.

A medida já havia sido anunciada pelo governo, que na última semana reuniu sindicatos e representantes dos cerca de 75 mil servidores estaduais para tratar do fim da jornada de 30h, em vigor desde 2004, e também do PDV (Programa de Demissão Voluntária).

No decreto publicado hoje, e assinado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e pelo titular da SAD (Secretaria de Administração e Desburocratização), Roberto Hashioka (PSDB), o retorno das 40h semanais, ou 8h diárias, diz respeito ao horário de expediente das repartições públicas integrantes da Administração Estadual Direta, das Autarquias e das Fundações.

A publicação ainda específica que além da jornada de 40h semanais, servidores comissionados poderão ser convocados ‘sempre que houver interesse da Administração’.

O governo destacou que algumas funções públicas, com jornadas especiais previstas em leis específicas, não se enquadram no decreto, que estabelece ainda que o horário de funciomento das repartições públicas, em dias uteis, tanto no público quanto à execução de trabalhos internos, será das 7h30min às 17h30min.

Os servidores públicos atingidos pela medida têm assegurado intervalo de , no mínimo, uma hora e, no máximo, duas horas para almoço e/ou descanso entre um expediente e outro, a ser definido pelo titular do órgão ou da entidade.

O decreto também prevê que órgãos de atuação nas áreas de saúde, sanidade animal e vegetal, educação, segurança pública, regulação de serviço público, fiscalização de instrumentos de medição e proteção e defesa do consumidor poderão ter expedientes adequados às necessidades de atendimento dos usuários dos seus serviços, cuja fixação deve ser proposta pelo respectivo Secretário de Estado, inclusive, em relação às entidades da Administração Indireta vinculadas a sua Pasta.

Vantagem e PDV

Por fim, o decreto destaca que o retorno das 40h semanais de jornada de trabalho ‘não acarretará o pagamento de qualquer verba pecuniária adicional aos servidores públicos’.

Também nesta terça-feira, o secretário estadual de governo, Eduardo Riedel (PSDB), apresentará aos deputados estaduais o projeto de lei que dispõe sobre o PDV.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Familiares de César pedem justiça por morte de César, atropelado em Corumbá

Foragidos da megaoperação contra o PCC entraram para a lista vermelha da Interpol; confira os nomes

Garoa ameaça, mas calor e baixa umidade persistem em Campo Grande

Colisão frontal termina com uma pessoa morta na MS-379 em Dourados

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

“Fogo desde cedo”: incêndio continua em mata ao lado de residencial na Capital

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Terminam na próxima quarta inscrições para vestibular da UFGD em 5 cidades de MS

Provas serão aplicadas em outubro

Mundo

ONU alerta para tortura em guerra entre Rússia e Ucrânia

Acordo de paz também precisa abordar reparação de vítimas

Esportes

Com atuação discreta de Neymar, Santos e Fluminense não saem do zero

Partida marcou a estreia do técnico argentino Vojvoda no comando do Santos

Esportes

Volpi marca gol de pênalti e Grêmio arranca empate com o Flamengo no Maracanã

Depois do contundente 8 a 0 sobre o Vitória, a torcida do Flamengo esperava nova exibição contra o oscilante Grêmio neste domingo, no Maracanã. Mas a equipe gaúcha resistiu e arrancou um empate, por 1 a 1, com gol do goleiro Tiago Volpi