Pular para o conteúdo
Política

Frigoríficos terão oportunidade, diz ministra sobre mercado chinês ‘em ebulição’

Em Pequim na segunda viagem deste ano à China, a ministra Tereza Cristina (DEM) afirmou que o mercado chinês de carnes está ‘em ebulição’ e, por conta da grande necessidade, todos os frigoríficos brasileiros que cumprem os protocolos de exportação ao país asiáticos terão essa oportunidade. Nesta quinta-feira (24), ela se junta à comitiva do […]
Arquivo -
Ministra tem atuado na ampliação das exportações e diversificação da pauta. (Reprodução Instagram)
Ministra tem atuado na ampliação das exportações e diversificação da pauta. (Reprodução Instagram)

Em Pequim na segunda viagem deste ano à , a ministra (DEM) afirmou que o mercado chinês de carnes está ‘em ebulição’ e, por conta da grande necessidade, todos os frigoríficos brasileiros que cumprem os protocolos de exportação ao país asiáticos terão essa oportunidade.

Nesta quinta-feira (24), ela se junta à comitiva do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que também cumpre agenda na Ásia. “Hoje o mercado de carnes está em ebulição aqui, a necessidade é muito grande, então aqueles frigoríficos que estão preparados, que estão dentro dos protocolos de exportar pra China, todos terão oportunidade tamanha é a necessidade e a vontade de importar carne do Brasil”, afirmou a ministra em vídeo postado em suas redes sociais.

Na gravação, Tereza Cristina falou da importância da continuidade das conversas iniciadas em maio, quando esteve na China. “Tivemos alguns avanços”, afirmou, referindo-se à abertura de mercado. Além da habilitação de 25 novas plantas frigoríficas após a primeira agenda na China, é esperado anúncio da abertura do mercado de exportação do melão brasileiro para a China e da importação da pera chinesa.

“Temos aí mais habilitações que devem acontecer nesse intervalo de dias entre a visita do presidente Jair Bolsonaro à China e a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil”, adiantou.

Ela também ressaltou que o país, maior parceiro comercial do Brasil, alimenta 1,4 bilhão de pessoas. “O que nos foi dito ontem [quarta-feira, 23] é que eles têm necessidade porque estão colocando no mercado de consumo mais 300 milhões de pessoas, então é um outro Brasil que precisa ser alimentado dentro da China”, comentou.

Segundo ela, produtores brasileiros devem entregar o que os chineses querem: ‘volume, alimentos de qualidade e preços que estejam ajustados com o mercado chinês’.

Agricultura

Segundo a ministra, na área de produtos vegetais estão em fase de encaminhamento negociação para exportar farelo de algodão e farelo de soja. No caso deste último, informou, ‘está um pouco mais complicado, mas em andamento’. Também foi discutida na agenda desta viagem a possibilidade do interesse chinês em açúcar, algodão e até etanol.

Em suas redes sociais, Tereza Cristina destacou que na China tem-se “muitas oportunidades para o nosso #agro”. Confira a postagem:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Macaco que anda ‘como humano’ choca turistas em praia do Pará: ‘Não é IA’

PF deflagra operação em Sidrolândia contra esquema de contrabando de cigarro

navirai camara

Juiz ratifica provas após erro processual anular condenação de ex-presidente de Câmara

‘Briga familiar e drogas’, relata sobrinho de homem morto sobre vila em que Emanuelly morava

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

De Campo Grande, casal morre em acidente de carro na Raposo Tavares

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: Com aeronave e equipe em solo, Bombeiros usam 21 mil litros em combate à incêndio

Incêndio atingiu área de vegetação na zona rural de Campo Grande, próximo aos bairros Santa Luzia e José Abraão, na região noroeste da capital

Esportes

Corinthians e Cruzeiro avançam à final do Campeonato Brasileiro Feminino

Final do Brasileiro será disputada em partidas de ida e volta nos dias 7 e 14 de setembro

Trânsito

Comerciante morre em capotagem na MS-316, em Paraíso das Águas

Wilson era bastante conhecido no distrito de Pouso Alto e a morte dele comoveu a cidade

Cotidiano

VÍDEO: Incêndio atinge área de vegetação ao lado de residencial no Jardim Seminário

Fogo se espalhou rapidamente e fumaça se alastrou por todo o bairro