Em Campo Grande para a largada do neste sábado (24), o ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio disse acreditar que as repercussões sobre a quantidade de focos de incêndio pelo país não devem atrapalhar a imagem do país internacionalmente.

“Esse é o momento de pensar em combater o incêndio, mas os números mostram que o turismo vai bem. Não vai trazer nenhum tipo de problema. A gente vai superar isso”. Irritado com a pergunta, o ministro acabou não comentando sobre o evento.

Em MS, ministro do Turismo diz que incêndios não devem prejudicar imagem do país
(Marcos Ermínio, Midiamax)

Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) comentou que as queimadas estão na mesma média dos anos anteriores, mas destacou que é preciso se importar com o assunto.

“É nossa obrigação juntar esforços para ajudar. Na Bolívia, temos uma aeronave no aeroporto de Corumbá para dar suporte. Vamos torcer para São Pedro mandar chuva e diminuir a secura que infelizmente atrapalha muito”, ressaltou.

Na sexta (23), o governo anunciou a criação da Sala de Situação Integrada, onde Ibama e Defesa Civil do Estado vão monitorar as queimadas no Estado.

O local concentrará as informações de campo, levantamentos do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e previsões climáticas para tomada de decisões, com a coordenação da Defesa Civil do Estado.

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Agricultura Familiar e Produção, Jaime Verruck, a centralização das informações relativas às queimadas permitirá uma ação conjunta e mais rápida e abrangente, envolvendo inclusive outros órgãos e a iniciativa privada, citando a Reflore/MS (Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas).