Pular para o conteúdo
Política

Deputados aprovam proibição ao comércio de fornecer canudos de plástico em MS

Os deputados de Mato Grosso do Sul aprovaram em definitivo, na sessão desta quinta-feira (27), a proibição de fornecimento de canudos de plásticos em estabelecimentos comerciais no Estado. Com apoio de 14 parlamentares e 3 contrários, a proposta segue agora para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Durante o debate, o deputado Pedro Kemp (PT), […]
Arquivo -
Proibição de canudos plásticos segue exemplo do que ocorre em outros lugares do país. (Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil)
Proibição de canudos plásticos segue exemplo do que ocorre em outros lugares do país. (Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

Os deputados de Mato Grosso do Sul aprovaram em definitivo, na sessão desta quinta-feira (27), a proibição de fornecimento de canudos de plásticos em estabelecimentos comerciais no Estado. Com apoio de 14 parlamentares e 3 contrários, a proposta segue agora para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Durante o debate, o deputado (PT), autor do projeto, informou que a proposta foi inspirada em leis vigentes em outros estados do país e que tem como objetivo preservar o meio ambiente. “O projeto não saiu da minha cabeça. As pessoas me questionam por que não proibir sacos plásticos, mas o objetivo é promover educação ambiental”, discursou.

Dos três parlamentares contrários ao projeto – (PSL), João Henrique Catan (PL) e Evander Vendramini (PP) -, o primeiro saiu em defesa dos comerciantes. “Como presidente da Comissão de Comércio, o problema não está no canudo, mas sim no descarte errado. O comerciante já paga altas cargas tributárias e sempre é penalizado. Esse projeto vai prejudicar quem gera empego e renda no Estado”, ponderou Contar.

O deputado do PSL sugeriu, caso a proibição aos canudos de plástico seja sancionada, que o Governo possa, em contrapartida, dar isenções tributárias aos canudos biodegradáveis como forma de estimular o comércio a utilizá-los.

A proposta foi aprovada com uma emenda de (PSDB), que deu prazo de um ano para que bares, restaurantes, hotéis, clubes, conveniências, salões de dança e eventos musicais, deixem de fornecer canudos plásticos aos clientes.

A mudança dá mais tempo aos comerciantes para encontrarem uma solução que substitua o material. O prazo estabelecido no texto original do Projeto de Lei é de 30 dias, após a lei entrar em vigor.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vacinação contra a gripe

Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

25 quilos de skunk que era transportada em moto é apreendida na MS-289

Preço da Cesta Básica sobe em 15 de 17 capitais pesquisadas em abril

Acusado de homicídio, cuidador de carro é esfaqueado várias vezes em Ponta Porã

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Atlético-MG e Fluminense perdem e fecham semana trágica de brasileiros na Sul-Americana

Últimas Notícias

Esportes

Masters 1000 de Roma: Thiago Wild é único brasileiro a vencer estreia

Pela nona vez na carreira, o paranaense assegura presença na primeira rodada de um ATP 1000

Trânsito

Ônibus derruba poste e deixa parte de bairro sem energia em Dourados

Deixou parte do bairro sem energia

Brasil

Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

Resolução que autoriza as emissões por esse tipo de instituição

Polícia

Veículo usado em execução de advogado na fronteira é encontrado incendiado

Advogado foi executado no momento em que buscava os filhos na escola