Foi aprovado em 2ª votação na sessão desta quarta-feira (9) o projeto de Lei propondo a mudança do verbo de ‘divisão’ para ‘criação’ de , na redação do anexo da Lei 3.945, de 4 de agosto de 2010, que institui o calendário oficial de eventos no Estado.

A proposta foi apresentada pelo deputado (PL) e foi aprovada por unanimidade pelos 17 parlamentares presentes na sessão. “Meu avô promulgou a lei em 1979, mas o texto acaba gerando confusão. A gente precisa ter orgulho do Estado, do nosso ‘r’ puxado’, disse na tribuna ao defender a proposição.

Catan sugeriu a alteração alegando que Mato Grosso foi dividido e Mato Grosso do Sul criado em 79. “Queremos trazer de volta um simbolismo cultural para todos os cidadãos. Muitas pessoas que visitam nosso Estado acabam sendo corrigidas ao dizerem ‘Mato Grosso’”.

Segundo o deputado, o sul-mato-grossense comemora a divisão do Estado e não a criação. “Fizemos o projeto para resgatar o civismo, a história de Mato Grosso do Sul nas escolas. Muitos alunos são sabem quem foi Guia Lopes, que originou o nome do município de Guia Lopes da Laguna, entre outras particularidades do Estado”.