Pular para o conteúdo
Política

Deputados analisam três projetos e veto de Reinaldo a projeto de ex-deputada

Três projetos de lei e um veto governamental estão pautados para a sessão desta terça-feira (23). Durante a ordem do dia, os parlamentares poderão manter ou derrubar o veto ao projeto que dá prioridade na alienação de imóveis do podem público a cooperativas habitacionais para eventual construção de moradias populares. Ao barrar, o govenador Reinaldo […]
Arquivo -

Três projetos de lei e um veto governamental estão pautados para a sessão desta terça-feira (23). Durante a ordem do dia, os parlamentares poderão manter ou derrubar o veto ao projeto que dá prioridade na alienação de imóveis do podem público a cooperativas habitacionais para eventual construção de moradias populares.

Ao barrar, o govenador Reinaldo Azambuja (PSDB) apontou inconstitucionalidade formal no projeto, alegando que a matéria seria de competência legislativa exclusiva da União, no entanto, a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) opinou pela rejeição do veto.

O projeto foi apresentado na Casa de Leis há quase 2 anos, mas ainda não foi sancionado pelo Governo. Autora, ex-deputada (MDB) justificou o crescente déficit habitacional e a consequente falta de acesso a moradias dignas no Estado.

A emedebista ainda argumenta que os planos habitacionais apresentados pelos governos, mesmo que priorizem, seriam insuficientes para atender a população periférica, destacando a formação de cooperativas como alternativa para amenizar o problema.

Projetos

Os parlamentares também devem analisar mudanças na lei que criou o Conselho de Fiscalização dos Critérios de Divisão e Creditamento das Parcelas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) aos municípios.

O governo propõe alterar de seis para 11 o número de membros do conselho, incluindo membros indicado pela PGE (Procuradoria Geral do Estado), TCE (Tribunal de Contas do Estado) e Imasul (Instituto do Meio Ambiente), e acrescentando outros dois nomes indicados pela Assomasul (Associação dos Municípios).

Permissão para visita de animais domésticos e de estimação em hospitais públicos e privados de Mato Grosso do Sul também pode ser aprovada. O último projeto previsto inclui a Semana Estadual de Enfrentamento à tríplice epidemia (dengue, zika e chikungunya) no calendário oficial de eventos. O período proposto é de21 a 27 de outubro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Palmeiras vacila, mas encontra gol no acréscimo e bate o Sporting Cristal na Libertadores

Motoristas envolvidos em racha que matou jovem e feriu cinco são condenados em júri popular

Itamaraty dialoga com Paraguai para reduzir crise sobre espionagem

Empresário morre em acidente com capotamento de caminhonete na BR-158

Notícias mais lidas agora

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Detran-MS reajusta contratos e pagará R$ 44,6 milhões à empresa investigada pela PF

Motoristas envolvidos em racha que matou jovem e feriu cinco são condenados em júri popular

Expogrande

Estrutura ampliada eleva expectativa de venda entre comerciantes da Expogrande 2025

Últimas Notícias

Polícia

Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em MS prende casal com 8 kg de cocaína

A droga estava escondida nos pneus de uma caminhonete

Trânsito

VÍDEO: parte de árvore da Orla Morena cai sobre veículos na Avenida Noroeste

“Caiu árvore na orla, em cima de carro e moto”, disse um morador

Esportes

Internacional busca a igualdade com o Bahia em 1º duelo entre brasileiros na Libertadores 2025

Com o resultado, os dois times somam o primeiro ponto no Grupo F

Polícia

Homem é preso por abusar de sobrinha de cinco anos

Criança foi submetida a depoimento especial