Pular para o conteúdo
Política

Deputado federal pede que STF suspenda debate da reforma da Previdência

Com os argumentos de que o Governo Federal não indicou a fonte de custeio para as obrigações criadas pela reforma da Previdência Social e nem os impactos orçamentários para os próximos anos, o deputado federal Aliel Machado (PSB-PR) ingressou com um mandado de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal) para pedir a suspensão imediata da […]
Arquivo -
Reunião que votaria reforma da Previdência na CCJ foi adiada para esta terça-feira após deputados não concordarem com texto (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Reunião que votaria reforma da Previdência na CCJ foi adiada para esta terça-feira após deputados não concordarem com texto (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Com os argumentos de que o Governo Federal não indicou a fonte de custeio para as obrigações criadas pela reforma da e nem os impactos orçamentários para os próximos anos, o Aliel Machado (PSB-PR) ingressou com um mandado de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal) para pedir a suspensão imediata da discussão do projeto.

De acordo com a Revista Consultor Jurídico, o parlamentar pede que a Corte conceda liminar para obrigar a apresentação dos dados sobre a reforma, para a futura avaliação da CCJ (Comissão do Constituição Justiça e Cidadania) da Câmara Federal, e só então ela poderá ser votada. O presidente da Câmara, (DEM-RJ), e o presidente da CCJ, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), também são citados na ação.

Segundo o documento, Machado cita que a Constituição prevê que o parecer da CCJ tenha de seguir os “aspectos de constitucionalidade, legalidade, juridicidade, regimentalidade e de técnica legislativa”. Sendo assim, sem a apresentação da fonte pagadora para a nova Previdência, a Comissão da Câmara não estará cumprindo sua função primordial ao deixar o texto ser aprovado.

Ainda conforme a ação, as mudanças implicarão, no curto e médio prazo, um custo de transição relacionado à redução da receita do sistema de repartição. Isso porque parte da arrecadação (utilizada, para o pagamento de aposentadorias de hoje e do futuro próximo) passaria a compor as reservas a serem capitalizadas em contas individuais, para o pagamento de benefícios futuros dos ingressantes no sistema de capitalização.

Reforma da Previdência

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 6/19 pretende reformar o sistema de Previdência Social para os trabalhadores do setor privado e para os servidores públicos de todos os poderes e de todos os entes federados (União, estados e municípios). A idade mínima para aposentar, segundo a prosposta, será de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres.

O texto retira da Constituição Federal vários dispositivos que hoje regem a Previdência Social, transferindo a regulamentação para lei complementar. O objetivo, segundo o governo, é conter a diferença entre o que é arrecado pelo sistema e o montante usado para pagar os benefícios. Em 2018, o deficit previdenciário total – setores privado e público mais militares – foi de R$ 266 bilhões.

O texto está em análise na CCJ da Câmara e seria votado na quarta-feira (17), porém, como alguns membros da Comissão não concordavam com pontos do projeto, a discussão foi passada para esta terça-feira (23).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carro recheado de entorpecentes capota na MS-164; motorista fugiu do local

alems

Deputados de MS aprovaram 5% de aumento salarial a servidores e outros 10 projetos durante a semana

Mulher denuncia abuso durante massagem gratuita em ação de Dia das Mães em Campo Grande

Taxista é preso suspeito de estuprar passageira em MS

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Feira do balaio

Feira O Balaio reunirá mais de 150 expositores na Esplanada Ferroviária de Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

Fortaleza impõe goleada histórica sobre o Juventude e respira no Brasileirão

Vitória impulsionou o Leão para fora da indesejada zona de rebaixamento

Polícia

Mesmo após morte no Pantanal, jovem filma e divulga prática de ceva à onça em MS

O vídeo foi publicado no fim da manhã deste sábado (10), mas removido antes das 18h.

Esportes

Em jogo equilibrado, Operário empata mais uma em casa pelo Brasileirão Série D

Everton Kanela marcou de cabeça para o Galo, empatando a partida realizada no Estádio Jacques da Luz.

MidiaMAIS

Vídeo de ciclista atropelada em Campo Grande viraliza e gera debates até fora do Brasil

O vídeo gravado pela ciclista acumula mais de 7 milhões de visualizações e tem dividido opiniões nas redes sociais