Mato Grosso do Sul não tem uma representante feminina na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) e apenas duas vereadoras na Câmara Municipal de , dentre 29 políticos. A pouca participação de mulheres na disputa por cadeiras no Legislativo e também Executivo, é um dos problemas para o quadro atual. Um curso de formação e capacitação política para mulheres será ministrado na Capital, para tentar mudar o cenário nas eleições de 2020.

A intenção do curso é formar lideranças políticas, introduzir e aprofundar conceitos relacionados ao feminismo, atuação política, política brasileira e mulheres na política e foi idealizado pelo projeto nacional #ElasnoPoder. 

O projeto é social e quer ampliar a representação feminina nos cargos eletivos brasileiros, liderado por duas jovens mulheres – Letícia e Karin – que se preocupam com a participação de mulheres na política, propondo-se a atuar na formação dessas novas lideranças. Para o evento que será realizado em Campo Grande, Karin Vervuurt será a facilitadora. Socióloga pela UFRJ ( Federal do Rio de Janeiro) e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília, Karin se especializou nas áreas de comportamento eleitoral e psicologia política. 

O curso será no realizado no dia 26 de outubro, no Bahamas Suíte Hotel, das 8h às 18h. São ofertadas 60 vagas, com possibilidade de ampliação mediante demanda e capacidade do espaço físico. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo link: http://bit.ly/CursoCampogrande.