Pular para o conteúdo
Política

CPI tem de nascer forte se não vira propaganda política, diz Rocha ao Midiamax Entrevista

Situação corriqueira na Câmara Municipal de Campo Grande, a abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) tem de ser o último recurso, afirmou o presidente da Casa de Leis, vereador João Rocha (PSDB), durante o Midiamax Entrevista desta segunda-feira (dia 1º). A pergunta ao parlamentar foi sobre a CPI dos Ônibus, apresentada pelo vereador Vinicius […]
Arquivo -
Presidente da Câmara Municipal
Presidente da Câmara Municipal

Situação corriqueira na Câmara Municipal de , a abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) tem de ser o último recurso, afirmou o presidente da Casa de Leis, vereador João Rocha (PSDB), durante o desta segunda-feira (dia 1º).

A pergunta ao parlamentar foi sobre a , apresentada pelo vereador Vinicius Siqueira (DEM), na semana passada. Com metade dos votos necessários, a tentativa de investigar o contrato entre a Prefeitura de Campo Grande e o Consórcio Guaicurus, concessionária do transporte coletivo, deve ser arquivada.

“É corriqueiro, sempre que há um problema falam em CPI. Pelo meu entendimento, pela minha experiência no legislativo, a comissão tem de ser o último recurso, se não cai em descrédito. Quantas foram abertas para fazer propaganda política, aproveitando para vender para sociedade uma falsa ideia de que está sendo feito algo. O motivo [para abrir CPI] tem de ser concreto, para nascer forte”.

O resultado das CPIs sempre é encaminhado aos órgãos de controle, que decidem se dão andamento à investigação e a transformam em denúncia. “É uma ferramenta que não pode ser banalizada. Ninguém é proibido de abrir, mas tem que fazer com responsabilidade”.

Sobre os problemas que levaram Vinicius Siqueira a sugerir a CPI, João Rocha afirmou que a Agereg (Agência Municipal de Regulação) e Agetran (Agência Municipal de Transportre), além do próprio Consórcio Guaicurus, que detém o serviço, são os responsáveis por acompanhar e analisar as situações firmadas em contrato.

No caso dos ônibus parados próximos dos terminas, o presidente lembra que precise ser considerado se os veículos seriam necessários no horário em que estão parados ou se é melhor mantê-los parados para evitar gasto desnecessário.

Eleições 2020 – Cotado nos bastidores como possível candidato a vice-prefeito em composição com o prefeito Marquinhos Trad (PSD), na eleição do próximo ano, Rocha ponderou que qualquer entendimento depende da ‘convergência de projetos’ entre os dois partidos, mas lembrou que o chefe do Executivo municipal foi fundamental para reeleição do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB).

“Estamos discutindo. O PSDB tem quadros para compor uma boa chapa de vereadores e também perfis para candidatura próprias. É uma construção, acredito que estamos num bom caminho”, disse o parlamentar sem confirmar qual será o cargo disputado por ele em 2020. A entrevista completa pode ser conferida por aqui.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após vazamento de dados sensíveis, cúpula do governo Trump tem 1ª demissão

Detento do regime semiaberto é preso após furtar posto de combustível no interior de MS

Atriz da Globo, Ju Colombo anuncia morte do filho de 21 anos: ‘Dor da partida’

No Dia Mundial do Trabalho, campo-grandenses compartilham desafios e alegrias de suas profissões

Notícias mais lidas agora

Colheita Fantasma: Dono de escritório cerealista preso com armas ganha liberdade com fiança de R$ 3 mil

No Dia Mundial do Trabalho, campo-grandenses compartilham desafios e alegrias de suas profissões

Servidora é presa por dirigir bêbada após bater em carro estacionado e agredir PM em Campo Grande

Carteira de Trabalho

Da versão física ao meme: Carteira de Trabalho se reinventa no celular e nas redes

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é sequestrada e tem carro roubado por ladrão ousado na fronteira de MS

A vítima passou momentos de pânico nas mãos do ladrão e ainda teve que realizar diversas compras em seu cartão de crédito

Famosos

Adriane Galisteu comove com homenagem a Ayrton Senna: ‘Para sempre’

No dia em que a morte de Ayrton Senna completa 31 anos, Adriane Galisteu aproveitou para homenagear o piloto e seu ex-namorado

Emprego e Concurso

Voltado para jovens, curso de ‘Criação Viral’ está com vagas abertas em Campo Grande

Todos os participantes receberão um certificado de 20 horas

Política

Liderado por Tereza Cristina em MS, União Progressista terá 109 deputados e 14 senadores

Federação é formada pelo União Brasil e Progressistas