Cota zero deve sair em 15 dias e governo estuda limite de 5 a 7kg de pescado
O deputado eleito (Foto: Maisse Cunha)

O Governo do Estado deve publicar em 15 dias o decreto que limita a quantidade de pescado nos rios de Mato Grosso do Sul, conhecido como cota zero. Ainda faltam definir alguns detalhes, como a quantidade limite de pescado, que deve ficar em 5kg, podendo chegar a 7kg, segundo o deputado estadual Evander Vendramini (PP).

A medica foi discutida durante uma reunião na terça-feira (5) com o titular da (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) Jaime Verruck, o secretário-adjunto da Semagro, Ricardo Senna, e os deputados estaduais Evander Vendramini e MDB), ambos ligados ao setor.

“Até semana que vem o governo já deve fechar o texto e em 15 dias ele será publicado. A maior parte do setor concordou com a proposta. O governo foi muito sensível ao ouvi-los e vão chegar a um acordo. Há a preocupação com os ribeirinhos e com os turistas, mas se acabar os peixes vai ser ruim para todo mundo”, declarou Vendramini.

Hoje, é permitido pescar até 10kg de peixe, mais um exemplar e cinco piranhas. A expectativa é de que esse limite caia pela metade, limitando a 5kg, um exemplar e mais cinco piranhas. A categoria, porém, está em tratativas e esse mínimo pode chegar a 7kg.

De acordo com o parlamentar, depois de três anos do decreto se fará uma nova avaliação do estoque pesqueiro do Estado para ver se as espécies já conseguiram se reproduzir. Vendramini usou como exemplo Corumbá, sua cidade. Segundo ele, antes era possível ver vários pescadores, a qualquer hora do dia com pescado em mãos, hoje, porém, é preciso procurar muito mais caso queira comprar um peixe.

“A cota é necessária porque os estoques pesqueiros estão acabando e se passar mais cinco anos do jeito que está poderemos ter sérios problemas”, finalizou.

Além dos deputados, o cota zero também foi discutido com vários representantes da categoria desde que foi apresentado pelo Governo do Estado.