Pular para o conteúdo
Política

Cota zero deve sair em 15 dias e governo estuda limite de 5 a 7kg de pescado

O Governo do Estado deve publicar em 15 dias o decreto que limita a quantidade de pescado nos rios de Mato Grosso do Sul, conhecido como cota zero. Ainda faltam definir alguns detalhes, como a quantidade limite de pescado, que deve ficar em 5kg, podendo chegar a 7kg, segundo o deputado estadual Evander Vendramini (PP). […]
Arquivo -
Cota zero deve sair em 15 dias e governo estuda limite de 5 a 7kg de pescado
O deputado eleito Evander Vendramini (Foto: Maisse Cunha)

O Governo do Estado deve publicar em 15 dias o decreto que limita a quantidade de pescado nos rios de Mato Grosso do Sul, conhecido como . Ainda faltam definir alguns detalhes, como a quantidade limite de pescado, que deve ficar em 5kg, podendo chegar a 7kg, segundo o deputado estadual Evander Vendramini (PP).

A medica foi discutida durante uma reunião na terça-feira (5) com o titular da (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) Jaime Verruck, o secretário-adjunto da Semagro, Ricardo Senna, e os deputados estaduais Evander Vendramini e MDB), ambos ligados ao setor.

“Até semana que vem o governo já deve fechar o texto e em 15 dias ele será publicado. A maior parte do setor concordou com a proposta. O governo foi muito sensível ao ouvi-los e vão chegar a um acordo. Há a preocupação com os ribeirinhos e com os turistas, mas se acabar os peixes vai ser ruim para todo mundo”, declarou Vendramini.

Hoje, é permitido pescar até 10kg de peixe, mais um exemplar e cinco piranhas. A expectativa é de que esse limite caia pela metade, limitando a 5kg, um exemplar e mais cinco piranhas. A categoria, porém, está em tratativas e esse mínimo pode chegar a 7kg.

De acordo com o parlamentar, depois de três anos do decreto se fará uma nova avaliação do estoque pesqueiro do Estado para ver se as espécies já conseguiram se reproduzir. Vendramini usou como exemplo , sua cidade. Segundo ele, antes era possível ver vários pescadores, a qualquer hora do dia com pescado em mãos, hoje, porém, é preciso procurar muito mais caso queira comprar um peixe.

“A cota é necessária porque os estoques pesqueiros estão acabando e se passar mais cinco anos do jeito que está poderemos ter sérios problemas”, finalizou.

Além dos deputados, o cota zero também foi discutido com vários representantes da categoria desde que foi apresentado pelo Governo do Estado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Advogado do diabo

Câmara instala comissão sobre isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil

Defensoria realiza mutirão para acesso à vagas escolares

Copa do Mundo de beach soccer: Brasil goleia Omã por 11 a 1

Notícias mais lidas agora

Quadrilha que furtou Juliano Varela tinha mansões de luxo avaliadas em R$ 1,6 milhão

Predador: Preso por crimes sexuais contra 163 meninas fez vítimas em Mato Grosso do Sul

VÍDEO: Onça que teria matado caseiro está ativa e se alimentando bem, diz Governo

Na oitava viagem, adolescente é apreendido com 800 kg de maconha em MS

Últimas Notícias

Polícia

Polícia investiga morador que atraia cachorros, estuprava e matava animais em MS

Morador descartava animais em sacos plásticos, segundo denúncia

Bastidores

[ BASTIDORES ] Presidente fez confusão em Congresso

Políticas de MS comentaram sobre momento delicado de saúde

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Mauro Vieira mandou assessor avisar que não iria comparecer à audiência pública na CREDN

Ele é cobrado a explicar o resgate, em jato da FAB, da condenada por corrupção Nadine Heredia, ex-primeira-dama do Peru, e o asilo político dado a ela

Polícia

Polícia descobre ‘guarda-roupa’ de maconha e um vai preso em Campo Grande: ‘estava devendo’

Mais de 43 quilos de maconha foram apreendidos