Pular para o conteúdo
Política

Contra PEC que reduz número de senadores, Simone defende redução de deputados

Senadora Simone Tebet (MDB) se manifestou, nesta quarta-feira (20), sobre a PEC que reduz o número de senadores em cada estado. A presidente da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) afirma que se a intenção da proposta é reduzir a quantidade de parlamentares, o ideal seria alterar a estrutura da Câmara de Deputados. De […]
Arquivo -

Senadora (MDB) se manifestou, nesta quarta-feira (20), sobre a PEC que reduz o número de senadores em cada estado. A presidente da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) afirma que se a intenção da proposta é reduzir a quantidade de parlamentares, o ideal seria alterar a estrutura da Câmara de Deputados.

De autoria do ex-presidenciável Álvaro Dias (Pode-PR), a proposta é que cada estado passe a dispor de apenas dois representantes na Casa de Leis – e não três como é atualmente -, diminuindo de 81 para 54 senadores.

“Se a intenção é diminuir a quantidade de parlamentares, acho que deveria se mexer no número de deputados federais (que representam a população) e não de senadores (que representam os Estados)”, posicionou-se, via assessoria.

Simone justifica, ainda, que a regra atual permite que cada estado disponha de três representantes no Congresso, justamente para equiparar a representatividade, independente do tamanho de cada um.

Não faria diferença, justifica

“Os senadores da República representam os Estados, por isso, acho importante para a Federação brasileira que cada Estado tenha três eleitos para lutar por seus interesses e necessidades. Até por isso, o número de senadores é o mesmo independentemente do tamanho do Estado”, defendeu.

Argumenta, na mesma linha, que reduzir o tamanho do Senado “não faria diferença”, em relação ao eventual impacto eleitoral da medida. “Já concorremos a apenas uma vaga no Senado, já que a eleição para o Senado ocorre para renovar 1/3 e 2/3 da Casa, a cada quatro anos”, finaliza.

Apesar das mudanças, o mandato de 8 anos não foi alterado na proposta de Álvaro Dias. A PEC também garante a manutenção dos mandatos dos senadores já em exercício se a proposta for aprovada.

Além da emedebista, representam Mato Grosso do Sul na Casa, Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (PSL), eleitos em outubro passado e empossados no início de fevereiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corinthians e Cruzeiro avançam à final do Campeonato Brasileiro Feminino

Comerciante morre em capotagem na MS-316, em Paraíso das Águas

VÍDEO: Incêndio atinge área de vegetação ao lado de residencial no Jardim Seminário

VÍDEO: Macaco que anda ‘como humano’ choca turistas em praia do Pará: ‘Não é IA’

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

PF deflagra operação em Sidrolândia contra esquema de contrabando de cigarro

Últimas Notícias

Trânsito

Colisão frontal termina com uma pessoa morta na MS-379 em Dourados

A vítima ficou presa às ferragens

Cotidiano

“Fogo desde cedo”: incêndio continua em mata ao lado de residencial na Capital

Chamas foram contidas, mas vento fez com que o fogo voltasse no local

Polícia

Borracheiro é baleado na cabeça enquanto trabalhava na fronteira de MS

A vítima estava na companhia do irmão

Cotidiano

VÍDEO: Com aeronave e equipe em solo, Bombeiros usam 21 mil litros em combate à incêndio

Incêndio atingiu área de vegetação na zona rural de Campo Grande, próximo aos bairros Santa Luzia e José Abraão, na região noroeste da capital