
O diplomata Olyntho Vieira passou por uma sabatina nesta quinta-feira (14) na CRE (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional), que é presidida pelo senador sul-mato-grossense Nelsinho Trad (PSD). Após o encontro, o nome de Vieira foi aprovado pelos integrantes da Comissão do Senado.
Durante a sabatina, Vieira passou uma séria de informações sobre o país. De acordo com o diplomata, o Paquistão detém gigantescas reservas de carvão praticamente inexploradas, que, se transformadas em energia, equivalem a 50 bilhões de barris de petróleo.
Uma boa relação entre o Brasil e o Paquistão, conforme Vieira, ajudaria nosso país a explorar as riquezas do outro em conjunto com ele. “O potencial energético deles é superior ao que se conhece hoje de Arabia Saudita e Venezuela somados”, disse.
Outro ponto salientado pelo diplomata foi o fato do maior desafio para os paquistaneses ser a segurança hídrica, pois, segundo ele, estima-se que por volta de 2050 a nação não terá mais condições de suprir suas necessidades de água potável.
A indicação de Vieira segue agora ao Plenário do Senado. Em caso de aprovação, ele acumulará a chefia da representação diplomática brasileira também junto ao Tadjiquistão e o Afeganistão. (Com assessoria)