Pular para o conteúdo
Política

Com maioria de MS a favor, começa votação do texto-base da Previdência

Está marcado para começar às 8h (horário de MS) desta quarta-feira (10) a votação em primeiro turno do texto-base da Reforma da Previdência, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Dos oito parlamentares sul-mato-grossenses na Casa, apenas dois deles são contra a proposta – estes mesmos que ontem (9) tentaram prorrogar a discussão da questão […]
Arquivo -
Emendas foram liberadas na véspera da votação da reforma da Previdência na Câmara. (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Emendas foram liberadas na véspera da votação da reforma da Previdência na Câmara. (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Está marcado para começar às 8h (horário de MS) desta quarta-feira (10) a votação em primeiro turno do texto-base da Reforma da Previdência, na Câmara dos Deputados, em (DF). Dos oito parlamentares sul-mato-grossenses na Casa, apenas dois deles são contra a proposta – estes mesmos que ontem (9) tentaram prorrogar a discussão da questão em plenário, sem êxito.

Por 353 votos a 118, foi aprovado o encerramento da fase de discussão da reforma. Dos deputados de Mato Grosso do Sul, apenas Vander Loubet (PT) e Dagoberto Nogueira (PDT) foram contra o encerramento. Beto Pereira (PSDB), Loester Trutis (PSL), Luiz Ovando (PSL), Fábio Trad (PSD), Rose Modesto (PSDB) e Tereza Cristina (DEM) votaram pelo fim da discussão.

Tereza, que estava no Paraguai com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), assumiu o cargo de deputada federal no mesmo dia em que retornou da viagem e também foi exonerada do Ministério da Agricultura, participando do debate. Além do voto favorável, ela participa das articulações do Governo Federal para angariar os votos necessários para a aprovação da questão.

A votação registrada na noite de ontem deve se repetir, ao menos entre os parlamentares de Mato Grosso do Sul, na análise do texto-base da reforma. Depois de analisado o projeto básico, passam a ser votados os destaques, em que assuntos como regras diferentes para professores e policiais, por exemplo, sejam analisadas pelos parlamentares.

Depois de aprovada em primeiro turno, a Reforma irá para segunda votação. A intenção é que ela esteja pronta até sexta-feira (12). A partir daí, a proposta parte para análise do Senado, onde o projeto pode sofrer modificações ou ser aprovada integralmente como chegou. São necessários no mínimo 308 votos nas duas votações para que o projeto seja aprovado na Câmara Federal.

A reforma

O texto apresentado pelo relator, Samuel Moreira (PSDB-SP), aumenta o tempo para se aposentar, limita o benefício à média de todos os salários, aumenta as alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS e estabelece regras de transição para os atuais assalariados.

Para servidores e trabalhadores da iniciativa privada que se tornarem segurados após a reforma, ficam garantidos na Constituição somente a idade mínima. O tempo de contribuição exigido e outras condições serão fixados definitivamente em lei.

Até lá, será colocada em prática uma regra transitória para todos os trabalhadores que ainda não tenham atingido os requisitos para se aposentar, mas já estejam na ativa. Outros detalhes, como acúmulo de pensões, serão definidos por lei posterior.

Temas como capitalização, que é uma espécie de poupança individual, e mudanças na aposentadoria de pequenos produtores e trabalhadores rurais, foram deixados de fora do relatório, assim como aconteceu com a inclusão de estados e municípios.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é socorrido em forte colisão com capotamento na Afonso Pena

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Últimas Notícias

Polícia

Homem persegue ex-namorada e ameaça postar fotos nuas dela nas redes sociais

Vítima procurou a delegacia e pediu medidas protetivas

Sérgio Cruz - O dia na história

1953 – Inaugurada a estação ferroviária de Ponta Porã

Entrega de ramal proporcionou povoamento de regiões isoladas por imigrantes de diversas regiões.

Charge

Banquete de Páscoa

Cotidiano

VÍDEO: muro que ameaçava cair desaba sobre ponto de ônibus na Vila Sobrinho

No ponto havia uma placa com o aviso de desativado