Pular para o conteúdo
Política

Com maioria de MS a favor, começa votação do texto-base da Previdência

Está marcado para começar às 8h (horário de MS) desta quarta-feira (10) a votação em primeiro turno do texto-base da Reforma da Previdência, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Dos oito parlamentares sul-mato-grossenses na Casa, apenas dois deles são contra a proposta – estes mesmos que ontem (9) tentaram prorrogar a discussão da questão […]
Arquivo -
Emendas foram liberadas na véspera da votação da reforma da Previdência na Câmara. (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Emendas foram liberadas na véspera da votação da reforma da Previdência na Câmara. (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Está marcado para começar às 8h (horário de MS) desta quarta-feira (10) a votação em primeiro turno do texto-base da Reforma da Previdência, na Câmara dos Deputados, em (DF). Dos oito parlamentares sul-mato-grossenses na Casa, apenas dois deles são contra a proposta – estes mesmos que ontem (9) tentaram prorrogar a discussão da questão em plenário, sem êxito.

Por 353 votos a 118, foi aprovado o encerramento da fase de discussão da reforma. Dos deputados de Mato Grosso do Sul, apenas Vander Loubet (PT) e Dagoberto Nogueira (PDT) foram contra o encerramento. Beto Pereira (PSDB), Loester Trutis (PSL), Luiz Ovando (PSL), Fábio Trad (PSD), Rose Modesto (PSDB) e Tereza Cristina (DEM) votaram pelo fim da discussão.

Tereza, que estava no Paraguai com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), assumiu o cargo de deputada federal no mesmo dia em que retornou da viagem e também foi exonerada do Ministério da Agricultura, participando do debate. Além do voto favorável, ela participa das articulações do Governo Federal para angariar os votos necessários para a aprovação da questão.

A votação registrada na noite de ontem deve se repetir, ao menos entre os parlamentares de Mato Grosso do Sul, na análise do texto-base da reforma. Depois de analisado o projeto básico, passam a ser votados os destaques, em que assuntos como regras diferentes para professores e policiais, por exemplo, sejam analisadas pelos parlamentares.

Depois de aprovada em primeiro turno, a Reforma irá para segunda votação. A intenção é que ela esteja pronta até sexta-feira (12). A partir daí, a proposta parte para análise do Senado, onde o projeto pode sofrer modificações ou ser aprovada integralmente como chegou. São necessários no mínimo 308 votos nas duas votações para que o projeto seja aprovado na Câmara Federal.

A reforma

O texto apresentado pelo relator, Samuel Moreira (PSDB-SP), aumenta o tempo para se aposentar, limita o benefício à média de todos os salários, aumenta as alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS e estabelece regras de transição para os atuais assalariados.

Para servidores e trabalhadores da iniciativa privada que se tornarem segurados após a reforma, ficam garantidos na Constituição somente a idade mínima. O tempo de contribuição exigido e outras condições serão fixados definitivamente em lei.

Até lá, será colocada em prática uma regra transitória para todos os trabalhadores que ainda não tenham atingido os requisitos para se aposentar, mas já estejam na ativa. Outros detalhes, como acúmulo de pensões, serão definidos por lei posterior.

Temas como capitalização, que é uma espécie de poupança individual, e mudanças na aposentadoria de pequenos produtores e trabalhadores rurais, foram deixados de fora do relatório, assim como aconteceu com a inclusão de estados e municípios.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescente é morto a tiros e irmão fica ferido na Vila Nhanhá

Ministério Público investiga destruição de 255 hectares em reserva de Dois Irmãos do Buriti

Ex-atriz da Globo encontrada em situação deplorável vai morar com sobrinha

Jovem é socorrido inconsciente e com ferimento na cabeça após ser espancado no Jardim Pênfigo

Notícias mais lidas agora

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

O milagre em Mato Grosso do Sul que possibilitou canonização de Carlo Acutis

Adolescente é morto a tiros e irmão fica ferido na Vila Nhanhá

Audiência pública discute criação de Horto Florestal na região norte de Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Homens encapuzados invadem Aldeia Bororó e ferem indígenas em Dourados

Vítimas foram surpreendidas durante a madrugada deste domingo (7)

Emprego e Concurso

TRE-MS abre inscrições para estágio de nível superior nesta segunda-feira

As inscrições começam às 08h e seguem até 28 de setembro, às 23h59, exclusivamente pela internet

Famosos

Prefeita de MG se revolta após João Gomes cancelar show para acompanhar nascimento do filho

João Gomes precisou cancelar o show que faria em Novo Cruzeiro (MG) em cima da hora após Ary Mirelle entrar em trabalho de parto

Cotidiano

Público lota arquibancadas para assistir ao desfile da Independência em Campo Grande

Vendedores ambulantes também aproveitaram para ganhar uma renda extra neste domingo