Pular para o conteúdo
Política

Com cargo ‘ameaçado’, Marun diz ter competência técnica para vaga no Conselho da Itaipu

O ex-ministro da Secretaria de Governo da presidência, deputado Carlos Marun (MSB) confirmou na tarde desta quarta-feira (2) que é real a possibilidade de que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) revogue sua nomeação para o Conselho de Administração da Itaipu Binacional. “Reconheço que o presidente Bolsonaro possui a prerrogativa de rever o ato do presidente […]
Arquivo -

O ex-ministro da Secretaria de Governo da presidência, deputado (MSB) confirmou na tarde desta quarta-feira (2) que é real a possibilidade de que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) revogue sua nomeação para o Conselho de Administração da Itaipu Binacional.

“Reconheço que o presidente Bolsonaro possui a prerrogativa de rever o ato do presidente Temer agora ou a qualquer tempo”, disse Marun, que teria mandato de deputado até o próximo dia 31 caso não tivesse renunciado.

A informação de que a nomeação de Marun para o conselho da Itaipu estaria ameaçada foi trazida pelo jornal Estadão nesta quarta. De acordo com a publicação, interlocutores de Bolsonaro teriam afirmado que o recém-empossado presidente estaria insatisfeito com a nomeação feita por seu antecessor, Michel Temer.

Isso porque o ato de Temer contrariaria a intenção de Bolsonaro de nomear apenas técnicos para cargos do segundo escalão – no qual está a vaga de conselheiro da Itaipu.

Todavia, o ex-ministro destacou que se sente preparado para ocupar o cargo de conselheiro e que tem competência técnica para tanto.

“Eu me sinto preparado, pois sou engenheiro, sou advogado, conheço a Itaipu desde a obra, já que como estagiário de engenharia andei por lá conhecendo detalhes técnicos dessa excepcional construção. Como morador em MS, conheço de forma especial as relações entre o Brasil e o Paraguai e como ministro aprofundei meu conhecimento sobre a governança de Itaipu”, destacou ao Jornal Midiamax.

Enquanto o presidente não bate o martelo sobre a permanência de Marun para o cargo, o deputado afirmou que está em preparação para a primeira reunião do ano do conselho, marcada para o próximo dia 10.

“O que me cabe agora é me preparar para a reunião e torcer para que este ato não seja revisto, porque gostaria de exercer a função e porque ela é muito importante para mato Grosso do Sul, neste momento, concluiu.

Itaipu

Os governos do Brasil e do Paraguai têm a atribuição de nomear a Diretoria Executiva da Itaipu Binacional, por meio de indicação da Eletrobras e da Administración Nacional de Electricidad (Ande). Para cada cargo reservado a um país, há um posto equivalente destinado à outra margem.

Já no Conselho de Administração, que é composto por 12 membros, seis deles são brasileiros e seis paraguaios – dois deles são representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, um de cada país. O Conselho de Administração reúne-se a cada dois meses ou em convocação extraordinária.

Informações prestadas na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, do ano passado, mostraram que a remuneração de um conselheiro de Itaipu chegava a cerca de R$ 27 mil por mês.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano