Pular para o conteúdo
Política

Aumento gradual do ISS do ônibus não vai encarecer passagem, diz secretário

O secretário municipal de Finanças, Pedro Pedrossian Neto, afirmou que o projeto que prevê o fim da isenção de cobrança do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) do consórcio Guaicurus faz o aumento escalonado da alíquota para evitar que haja efeitos no bolso dos usuários, com reajuste do valor da passagem. Conforme texto enviado […]
Arquivo -
Pedrossian durante prestação de contas da Prefeitura na Câmara (Foto: Richelieu Pereira)
Pedrossian durante prestação de contas da Prefeitura na Câmara (Foto: Richelieu Pereira)

O secretário municipal de Finanças, Neto, afirmou que o projeto que prevê o fim da isenção de cobrança do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) do faz o aumento escalonado da alíquota para evitar que haja efeitos no bolso dos usuários, com reajuste do valor da passagem.

Conforme texto enviado à Câmara Municipal para votação, o índice do ISS a ser cobrado em 2020 é de 1,5%, subindo para 3% em 2021 e, por fim, chegando a 5% em 2022. A questão foi protocolada dia 24 para os vereadores, e chegou para análise da CCJ (Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final) nesta segunda-feira (30).

“Esperamos que ao cobrar o ISS de forma tão escalonada como está, não reflita no bolso do usuário do transporte coletivo em . Se fosse direito os 5% causaria esse reajuste, mas como está escalonado creio que o usuário não vá sofrer”, explica o secretário, após audiência pública em que fez prestação de contas na Câmara.

Ainda de acordo com Pedrossian Neto, a medida não tem relação com as denúncias e investigações as quais o consórcio Guaicurus está envolto, e apenas atende determinação da Secretaria do Tesouro Nacional para que, em breve, o município possa aderir ao Plano Mansueto, que está em análise no e deve logo ser aprovado.

“Nossa grande isenção fiscal de ISS é basicamente o transporte coletivo. Tem algumas leis do Prodes, mas os valores financeiros e fiscais não são tão significativos, então seria razoável mexer o do transporte coletivo, com uma alíquota baixa e escalonada. Essa diferença deve sair do lucro do consórcio”, frisa o secretário.

Associação de usuários reclama

Presidente da Ussiter-MS (União Sul-mato-grossense dos Usuários do Sistema Integrado de Transporte Urbano e Estadual Rodoviário), Antônio Aparecido Duarte afirma que o aumento do imposto será prejudicial aos usuários, podendo refletir em aumento de até R$ 0,20 no preço da passagem do transporte coletivo de Campo Grande.

Atualmente em R$ 3,95, a tarifa é composta por vários índices e fatores, como folha salarial, preço dos combustíveis, custo de manutenção e rodagem dos veículos e a cobrança de impostos, como o ISSQN, desde 2013 isento.

“Somos contra [aumento do ISS] por que a estrutura do transporte não oferece vantagem, nada que passageiro precisa, e vai gerar impacto imediato na tarifa. O consórcio vai colocar isso na planilha e pedir para elevar a passagem”, comenta.

Ainda de acordo com Duarte, ele se reunirá nesta terça-feira (1) com o prefeito Marquinhos Trad (PSD) para tratar de outra questão, mas também abordará a cobrança do ISS. “Se a prefeitura e Câmara insistirem nisso, vamos mobilizar a população de novo e até pedir a anulação disso judicialmente”, promete.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deputada pede explicações de Trump sobre tarifaço contra Brasil

Idoso morre após ser atropelado por trator em fazenda de Maracaju

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

De galhos a pneus, veja onde descartar lixo em Três Lagoas a partir de segunda

Notícias mais lidas agora

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Em entrevista, Haddad critica EUA, defende isenção do IR e comenta prejuízos de estatais

Últimas Notícias

Brasil

Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões

Eventual prisão dos réus que forem condenados não é automática

MidiaMAIS

Festival de cinema em Ponta Porã termina celebrando integração entre Brasil e Paraguai

Evento ainda levou sessões para escolas da cidade

Esportes

Vitória bate Atlético-MG em jogo de técnicos interinos em Salvador

Clube baiano superou goleada na última rodada

Polícia

VÍDEO: Incêndio em terreno assusta moradores de dois bairros em Campo Grande

Terreno é cercado de casas e comércios