Pular para o conteúdo
Política

ALMS aprova projeto que obriga bares e restaurantes a ajudarem mulheres em risco

Deputados estaduais aprovaram, na sessão desta quinta-feira (17), o Projeto de Lei n.º 105/2019 que obriga bares, restaurantes e casas noturnas a auxiliarem mulheres que se sintam em situação de risco, e outras seis propostas. De autoria do deputado estadual Cabo Almi (PT), o Projeto de Lei n.º 105/2019 prevê advertência e multa de 50 […]
Arquivo -
(Luciana Nassar
(Luciana Nassar

Deputados estaduais aprovaram, na sessão desta quinta-feira (17), o Projeto de Lei n.º 105/2019 que obriga bares, restaurantes e casas noturnas a auxiliarem mulheres que se sintam em situação de risco, e outras seis propostas.

De autoria do deputado estadual (PT), o Projeto de Lei n.º 105/2019 prevê advertência e multa de 50 Uferms (Unidades Fiscais de Referência de ), dobrada em caso de reincidência, ao estabelecimento que descumprir a nova lei.

Segundo o texto, os comércios noturnos terão auxiliar as mulheres em situação de risco com acompanhamento até o carro ou outro veículo, acionando a polícia, afixando cartazes nos banheiros informando da disponibilidade para oferecer auxílio à mulher que se sentir em risco, e capacitando seus funcionários para cumprimento das obrigações.

Na justificativa, o deputado informou tratar-se de ferramenta para coibir o assédio e violência. “O Estado de Mato Grosso do Sul apresenta elevados índices de violência contra a mulher. Todo esforço para coibir a violência contra as mulheres deve ser implementado”, informou o parlamentar no texto do projeto.

Aprovadas

Outras seis propostas foram aprovadas na sessão desta quinta-feira (17). Dentre elas, o Projeto de Lei n.º 95/2019 que trata do atendimento aos idosos e pessoas com deficiência nas agências bancárias; o de n.º 149/2019 criando o programa Milhas da Saúde, que disponibiliza à secretaria de Saúde os créditos em milhagens obtidos por passagens aéreas adquiridas com recursos públicos.

Também foram aprovados projetos instituindo o Dia Estadual dos Conciliadores e Mediadores Judiciais e Extrajudiciais no Estado de Mato Grosso do Sul; inserindo o Dia da Escola Bíblica no calendário oficial de eventos do Estado; e criando diploma de honra ao mérito pelos 40 anos do Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul).

Os deputados aprovaram também PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 3/2019 que alinha a Constituição Estadual à Federal em relação às situações em que o governador do Estado necessitar de autorização para se ausentar do Estado ou País, estendendo o prazo.

Segundo o texto anterior, no artigo 88, § 2º, o governador não poderia sem prévia permissão da ALMS ausentar-se por mais de dez dias. Pelo novo texto aprovado, ele não poderá ausentar-se sem prévia autorização quando a ausência exceder a quinze dias.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homens que saíram de SP para cobrar dívida no PR são encontrados mortos após mais de um mês

Agepen abre processo seletivo para cadastro de professores; confira

Jojo Todynho x PT: primeira audiência na Justiça termina sem acordo; saiba detalhes

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Menina de 10 anos sofre queimaduras com chapão no rosto e tórax e está em coma na Santa Casa

Sada Cruzeiro, que disputará Supercopa em Campo Grande, é derrotado no Mineiro

menina criança estupro

Réu que estuprou sobrinha é condenado a 25 anos de prisão em Naviraí

Últimas Notícias

Transparência

Ampliação do aeródromo Santa Maria em Campo Grande vai custar R$ 45,8 milhões

Segundo a publicação no Diário Oficial do Estado, será feita a  restauração e ampliação de PPD, pátio e taxiway, além da implantação de guarita e receptivo para passageiros

Polícia

‘A dor da saudade’: familiares e amigos falam sobre Maristela, morta em acidente em Campo Grande

Maristela foi parar embaixo de um caminhão na Avenida Cônsul Assaf Trad

MidiaMAIS

Sereia volta ao Bioparque Pantanal após um ano; saiba o dia para levar a criançada

Última aparição pública da "rainha das águas" foi no Dia das Crianças de 2024

Transparência

Agesul lança licitação para obras de pavimentação no município de Antônio João

Licitação será aberta no dia 8 de outubro, às 8h30, horário de MS