Pular para o conteúdo
Política

ALMS aprova projeto que obriga bares e restaurantes a ajudarem mulheres em risco

Deputados estaduais aprovaram, na sessão desta quinta-feira (17), o Projeto de Lei n.º 105/2019 que obriga bares, restaurantes e casas noturnas a auxiliarem mulheres que se sintam em situação de risco, e outras seis propostas. De autoria do deputado estadual Cabo Almi (PT), o Projeto de Lei n.º 105/2019 prevê advertência e multa de 50 […]
Arquivo -
(Luciana Nassar
(Luciana Nassar

Deputados estaduais aprovaram, na sessão desta quinta-feira (17), o Projeto de Lei n.º 105/2019 que obriga bares, restaurantes e casas noturnas a auxiliarem mulheres que se sintam em situação de risco, e outras seis propostas.

De autoria do deputado estadual (PT), o Projeto de Lei n.º 105/2019 prevê advertência e multa de 50 Uferms (Unidades Fiscais de Referência de ), dobrada em caso de reincidência, ao estabelecimento que descumprir a nova lei.

Segundo o texto, os comércios noturnos terão auxiliar as mulheres em situação de risco com acompanhamento até o carro ou outro veículo, acionando a polícia, afixando cartazes nos banheiros informando da disponibilidade para oferecer auxílio à mulher que se sentir em risco, e capacitando seus funcionários para cumprimento das obrigações.

Na justificativa, o deputado informou tratar-se de ferramenta para coibir o assédio e violência. “O Estado de Mato Grosso do Sul apresenta elevados índices de violência contra a mulher. Todo esforço para coibir a violência contra as mulheres deve ser implementado”, informou o parlamentar no texto do projeto.

Aprovadas

Outras seis propostas foram aprovadas na sessão desta quinta-feira (17). Dentre elas, o Projeto de Lei n.º 95/2019 que trata do atendimento aos idosos e pessoas com deficiência nas agências bancárias; o de n.º 149/2019 criando o programa Milhas da Saúde, que disponibiliza à secretaria de Saúde os créditos em milhagens obtidos por passagens aéreas adquiridas com recursos públicos.

Também foram aprovados projetos instituindo o Dia Estadual dos Conciliadores e Mediadores Judiciais e Extrajudiciais no Estado de Mato Grosso do Sul; inserindo o Dia da Escola Bíblica no calendário oficial de eventos do Estado; e criando diploma de honra ao mérito pelos 40 anos do Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul).

Os deputados aprovaram também PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 3/2019 que alinha a Constituição Estadual à Federal em relação às situações em que o governador do Estado necessitar de autorização para se ausentar do Estado ou País, estendendo o prazo.

Segundo o texto anterior, no artigo 88, § 2º, o governador não poderia sem prévia permissão da ALMS ausentar-se por mais de dez dias. Pelo novo texto aprovado, ele não poderá ausentar-se sem prévia autorização quando a ausência exceder a quinze dias.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime