Acordo prevê fim de contratações irregulares de médicos em dois municípios
Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado pelo MPF (Ministério Público Federal) com as prefeituras de Bataguassu e Brasilândia prevê o fim das contratações irregulares de médicos e a realização de concurso público nos dois municípios. Segundo o MPF, ambas as administrações vinham contratando esses profissionais em regime temporário, em detrimento da realização de concurso pa…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado pelo MPF (Ministério Público Federal) com as prefeituras de Bataguassu e Brasilândia prevê o fim das contratações irregulares de médicos e a realização de concurso público nos dois municípios. Segundo o MPF, ambas as administrações vinham contratando esses profissionais em regime temporário, em detrimento da realização de concurso para preenchimento das vagas na rede municipal.
Com o acordo, os gestores comprometeram-se a realizar concurso. Eles terão permissão para contratar temporariamente em processo simplificado com análise de currículo somente para atender necessidades excepcionais e temporárias, pelo prazo máximo de 12 meses prorrogável somente se o concurso não tiver sido finalizado.
Enquanto isso, eles deverão encaminhar à Câmara Municipal projeto de lei que regulamente a contratação simplificada atendendo à Constituição Federal. Em Bataguassu, o prazo para envio é de 12 meses. Já Brasilândia terá de enviar o projeto em seis meses.
Em caso de descumprimento, será aplicada multa de R$ 5 mil por item do acordo descumprido. De acordo com o MPF, em Bataguassu havia contratações irregulares de médicos desde 2014, sem processo seletivo usando somente indicação do secretário. Já em Brasilândia, detalhou o MPF, as contratações eram feitas por meio de entrevistas sequenciadas de pregão desde 2014.
De acordo com o MPF, já foram firmados acordos similares com as prefeituras de Três Lagoas, Chapadão do Sul, Selvíria, Paranaíba e Inocência.
Em resposta ao Jornal Midiamax, o prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina, afirmou que o município já cumpriu as normas previstas no CAC (Compromisso de Ajustamento de Conduta). “Nós fizemos concurso em 2017. Os médicos inclusive já tomaram posse e estão trabalhando. Quando assinamos o acordo, o concurso já tinha sido realizado. Todos os médicos dos postos de saúde Bataguassu são concursados”, afirmou.
(Matéria editada dia 11/07 para acréscimo de informações)
Notícias mais lidas agora
- Motorista morre carbonizado em acidente com carreta na MS-276
- VÍDEO: Campo-grandenses são trolados no Centro em época de compras para o Natal
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é assaltado e ladrão leva R$ 8 mil na Mata do Jacinto
Às autoridades, a vítima informou que o autor do crime estava armado com uma pistola
Gusttavo Lima é internado após desconforto e cancela agenda deste sábado
Gusttavo Lima, aos 35 anos, precisou cancelar o show que tinha agendado para este sábado (21) em São Paulo, após ser levado às pressas a um hospital. O cantor, que faria parte do line-up do festival VillaMix, começou a sentir fortes sintomas de um desconforto gastrointestinal e, apesar de ter recebido atendimento médico inicial, o…
Entregador de aplicativo furta cartão de crédito de cliente na Vila Moreninha II
A Polícia Civil investiga o crime
Homem procura delegacia após ter carro danificado por colisão no Cohafama
O autor da acidente fugiu do local sem deixar nenhuma informação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.