Pular para o conteúdo
Política

Tereza Cristina quer acabar com inspeção diária em frigoríficos do país

Uma das primeiras ações da deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS) a frente do Ministério da Agricultura do governo Jair Bolsonaro (PSL) será alterar as regras da inspeção sanitária em carnes e derivados produzidos no país. A mudança proposta por Tereza acaba com fiscalização diária do governo e delega aos próprios produtores o controle da produção. […]
Arquivo -
Ministra da Agricultura Tereza Cristina. (Foto: Guilherme Martimon/FPA)
Ministra da Agricultura Tereza Cristina. (Foto: Guilherme Martimon/FPA)
Tereza Cristina quer acabar com inspeção diária em frigoríficos do país
(Foto: Guilherme Martimon/FPA)

Uma das primeiras ações da deputada federal (DEM-MS) a frente do Ministério da Agricultura do governo Jair Bolsonaro (PSL) será alterar as regras da inspeção sanitária em carnes e derivados produzidos no país. A mudança proposta por Tereza acaba com fiscalização diária do governo e delega aos próprios produtores o controle da produção.

Regras vigentes de vigilância sanitária determinam que é função do governo – e não do produtor – fazer inspeção diária do produto, desde antes do abate até sua produção para o consumo. A medida beneficia diretamente os produtores do ramo . As informações são do jornal O Estado de , divulgadas neste sábado (22).

O plano, conforme Tereza, é fazer com que cada setor adote “práticas de autocontrole”, com protocolos de segurança estabelecidos pelo governo, mas auditados por ele apenas “de tempos em tempos”, dispensando a presença diária de agentes do Ministério da Agricultura nos frigoríficos.

“Simplificação não é precarização. Com responsabilidade e seriedade, vamos dar agilidade e reduzir custos. Com o autocontrole, a responsabilidade é do produtor, seja sobre os equipamentos, seu pessoal ou sobre a qualidade do que tem de sair dali. Ele deve cumprir a regra, o que ele terá de fazer é seguir um protocolo detalhado”, declarou a ministra em entrevista ao Estado.

Tereza argumentou que a fiscalização diária engessa o ramo e a produção não pode ser ampliada por que fiscais do ministério não trabalham sábado e domingo. “A fiscalização do Ministério será uma auditoria feita de tempos em tempos. Se achar que não está bom, vai lá toda semana”.

“Com essa medida, não tem problema nenhum, pode trabalhar sábado, domingo, à noite, três ou quatro turnos”. “Isso é o que esse governo novo quer implantar, onde puder. Cada um tem de tomar conta do seu pedaço, com responsabilidade”, disse, alegando que o novo modelo já é adotado em várias partes do mundo.

A fiscalização da produção de carnes e derivados brasileiros esteve no centro das investigações da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal em março de 2017. A investigação apurou a influência de auditores fiscais sanitários no processo de inspeção e sua relação com grandes frigoríficos.

Delatores, lembrou o Estado, disseram que empresários do ramo pagavam ‘mesadas’ para funcionários do Ministério da Agricultura para “escolher” quais fiscais do governo fariam atuariam em suas unidades fazendo “vista grossa” na vigilância.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Arlindo Cruz não responde mais a estímulos: ‘Está bem distante’

‘Só ouvi o barulho’: Caminhoneiro alega não ter visto motocicleta de nutricionista morto em acidente  

ceu-tempo-ceu eliel

Com sol entre nuvens, máxima alcança 32°C em MS nesta quarta-feira

Homem é preso após ser acusado de assediar crianças em parque de Dourados

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Menino de 10 anos morre em acidente de motocicleta conduzida pelo tio na MS-156

Últimas Notícias

Polícia

‘Alegrava nossas manhãs’: Amigos se despedem de nutricionista morto em acidente em MS

Caminhoneiro disse não ter visto motocicleta onde estava nutricionista

Cotidiano

Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande nesta quarta-feira

A equipe plantonista realizará os atendimentos por ordem de chegada, mas dará prioridade conforme a classificação de risco dos pacientes

Esportes

Onde assistir: quarta tem seleção feminina em campo, muito Brasileirão e pré-oitavas da ‘Sula’

Campeonatos voltam 'com tudo' após pausa pra Copa do Mundo de Clubes

Cotidiano

Super Quarta: Funsat oferta mutirão mais de 2 mil vagas em Campo Grande

Além da lista de vagas diárias, três empresas realizam seleção nesta quarta-feira