Pular para o conteúdo
Política

Projetos sobre cerveja em estádios expõe racha ideológico no PSB

Dirigente reconhece divisão no partido
Arquivo -

Dirigente reconhece divisão no partido

Dividido em dois grupos após mudança na presidência regional do PSB, até a proposta de projetos de lei de parlamentares evidenciam a diferença de ideais entre membros do partido. Enquanto o novo comandante da legenda no Estado, o deputado federal Elizeu Dionizio, quer proibir a publicidade de bebidas alcoólicas em eventos esportivos, o vereador de , Carlos Augusto Borges, o Carlão, batalhou pela liberação da cerveja em estádios da Capital.

Elizeu Dionizio, cuja base é formada por eleitores evangélicos e que já gravou vídeo em apoio a Jair Bolsonaro, é autor do Projeto de Lei 10.041/2018, que proíbe a publicidade de produtos etílicos nos eventos desportivos, como jogos de futebol, vôlei e basquete, que foi apresentado na terça-feira (17) na Câmara dos Deputados.

O deputado diz estar preocupado com resultado de estudo feito pela OMS (Organização Mundial de Saúde) que divulgou que em 2017 que o consumo de álcool per capita no Brasil aumentou 43,5% em dez anos e supera a média internacional. Em 2006, cada brasileiro a partir de 15 anos bebia o equivalente a 6,2 litros de álcool puro por ano. Em 2016, esse número chegou a 8,9, enquanto a média mundial é 6,4 litros por ano.

O parlamentar defende que a bebida mais consumida no país, a cerveja, não é considerada alcoólica para fins de propaganda, e sua proposta visa corrigir esta “distorção” e coloca a bebida na lista de itens vedados a terem publicidade exposta em locais de eventos e competições desportivas.

Em Campo Grande, o vereador Carlão apresentou proposta que vai de encontro às preocupações de Elizeu Dionizio. Em 2016, conseguiu aprovar um projeto de lei complementar que que liberava a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol na Capital.

O primeiro secretário da Câmara de Vereadores defendeu a medida para atender “ao clamor dos comerciantes, federação de futebol e do público em geral que costuma frequentar os estádios e que não podiam optar em tomar sua cervejinha”.

Embora destaque que a medida “não visa estimular o consumo exagerado de bebidas, mas dar a possibilidade da escolha por parte do público expectador do futebol” que frequenta arenas esportivas. No entanto, a liberação foi vetada pela Promotoria de Justiça de Direitos Difusos de Campo Grande.

Além da diferença de ideias, Carlão já demonstrou sua insatisfação com a mudança repentina na presidência regional do partido, o que vem tentando ser contornado pelo atual presidente.

O próprio presidente municipal do PSB, vereador Veterinário Francisco admitiu que atualmente existem dois grupos, mas que estão dialogando para chegar a um discurso consensual.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça Itinerante de Dourados oferecerá atendimentos em Amambai

Mariana D’Andrea conquista prata no Mundial de Halterofilismo

Coleta de assinaturas pelo fim do contrato com o Consórcio Guaicurus começa em terminais

sus

Inep abre inscrições para médicos elaboradores de questões de provas

Notícias mais lidas agora

detran

‘Peixe pequeno’: mais um ex-servidor vira réu por corrupção no Detran-MS

Supercopa no Guanandizão será chance de fãs verem jogador de 2,10 metros com fama de galã

Justiça determina perícia para avaliar fraudes no contrato de R$ 59 milhões do Sigo

VÍDEO: Kombi pega fogo na 15 de Novembro

Últimas Notícias

Polícia

Trabalhador rural é morto a tiros na região de fronteira

Estava a aproximadamente 500 metros da sede da propriedade

Conteúdo de Marca

eSIM vs SIM: o que os brasileiros devem saber antes de sua próxima viagem

Compare o eSIM e o SIM tradicional para viajantes brasileiros em 2025. Descubra os prós, os contras, os custos e por que mais pessoas estão mudando antes de viajar para o exterior.

Brasil

Brasil reafirma urgência de financiamento para ações climáticas

Pré-COP segue até esta terça-feira (14)

Cotidiano

Defensoria realiza evento de comemoração aos 35 anos do ECA

O evento é aberto ao público e contará com atividades recreativas e de integração para crianças