O vereador enfermeiro Fritz (PSD) usou a tribuna nesta terça-feira (5) para rebater declarações do vereador Wilson Sami (MDB), que teria criticado a ausênca de médicos nos serviços de atendimento pré-natal dos postos públicos de .

Segundo Fritz, que falou como representante da classe de enfermagem, há uma agenda de consultas com no procedimento. “Quando se fala em pré-natal, estamos falando de agenda de atendimentos feita pela OMS (Organização Mundial da Saúde), pelo Ministério da Saúde”, afirmou.

De acordo com o vereador, essa agenda é composta por duas consultas com enfermeiros e quatro com médicos. “Todos os profissionais fazem o seu papel no pré-natal. No trabalho do enfermeiro, não existe interferência de nenhum outro profissional”, afirmou ainda o parlamentar.

Fritz disse que consultou o Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) e que não encontrou “nenhuma denúnica ou processo por imperícia contra enfermeiros durante o pré-natal”. O enfermeiro disse que não “conseguiu ver” se há denúncias contra médicos, entretanto.

Ausência de médicos no pré-natal

Consternado, o vereador Wilson Sami, que reclamou da falta de médicos em audiência na última quarta-feira (30), sobre prestação de contas da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), subiu à tribuna e esclareceu suas declarações.

Segundo Sami, sua crítica foi ao fato de verifcar que algumas agendas de gestantes tinham pré-natal com até seis enfermeiros, e nenhum médico. “Minha crítica foi ao fato de não haver na saúde pública da capital médicos especializados. Haviam enfermeiros, mas nenhum médico”, criticou.

O vereador Júnior Longo (PSDB) também comentou a ausência de médicos especializados. Segundo ele, nesta terça havia somente especialistas pediátricos nas UPAs do Cel. Antonino e Vila Almeida. “Não há pediatra em nenhum outro posto”, reclamou.

Ele ainda lembrou que recentemente a Prefeitura publicou um chamamento de médicos aprovado em concursos. Segundo o tucano, só um especialista foi chamado. “O restante é tudo clínico geral”.