Pesquisa paga pela Fiems divulgada sem registro e é alvo de ação no TRE
Levantamento foi feito pela Vox Populi em Campo Grande
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Levantamento foi feito pela Vox Populi em Campo Grande
Pesquisa eleitoral aplicada em Mato Grosso do Sul pela empresa Vox Populi e paga pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) é alvo de ação ajuizada nesta quinta-feira (5) no TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Conforme petição assinada pelos advogados José Rizkallah Junior e Heberth Saraiva Sampaio, levantamento que apontou preferência dos eleitores para o cargo de governador foi divulgado sem registro no TRE.
Os advogados, que representam o partido Solidariedade, argumentam que há registro apenas de duas pesquisas aplicadas pela Vox. A BR 09120/2018 para o cargo de presidente da Repúblicae a MS 05260/2018 para o cargo de senador.
A primeira pesquisa foi registrada dia 16 de março no TSE e previa ouvir 500 eleitores entre os dias 16 e 21 de março. A data prevista para a divulgação da pesquisa era 22 de março.
O segundo levantamento sobre a preferência para o Senado foi registrado no TRE-MS em 27 de março, o período de entrevista aos eleitores foi o mesmo da pesquisa anterior, mas a data de divulgação dos resultados estava prevista para 2 de abril.
Ocorre que, segundo a petição, a divulgação dos resultados da segunda pesquisa se deu um dia antes do registro, no dia 26 de março. A publicação ocorreu primeiro no site oficial da Fiems e depois acabou sendo replicada por alguns veículos de comunicação.
No texto divulgado pela federação, constam números sobre a preferência dos eleitores para o cargo de Governador do Estado. E, segundo os advogados, não há registro de pesquisa específica para o cargo de governador. O número de registro citado no site oficial da instituição que contratou a Vox Populi se referia ao levantamento para Presidente da República.
A petição também requer ao TSE que os resultados das duas pesquisas registradas não sejam mais divulgados e que a Vox Populi apresente informações sobre as pesquisas, entre elas nomes dos integrantes das equipes de entrevistadores e a rota de campo da realização da pesquisa. Por fim, os advogados querem que o caso também seja encaminhado ao Ministério Público Eleitoral para que crimes eleitorais sejam apurados.
Outro lado
O Jornal Midiamax tenta, desde o início da semana, contato com a Vox Populi, mas nenhum responsável pela empresa, que tem sede em Belo Horizonte (MG), foi localizado para falar sobre o assunto. A reportagem também entrou em contato com a assessoria de imprensa da Fiems, e aguarda posicionamento.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Em Ponta Porã, Riedel anuncia novos projetos na região do Conesul
O Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), anunciou, durante agenda em Ponta Porã, na tarde desta quinta-feira (21), novos projetos na região do Conesul. Ele esteve acompanhado da ministra do Ministério dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e da ministra do Ministério das Mulheres, Aparecida Gonçalves. Investimentos em MS Em suas redes sociais,…
Justiça Federal liberou R$ 469 milhões para pagar requisições de pequeno valor em SP e MS
Dos valores a serem pagos pela Justiça Federal, R$ 366 milhões envolvem questões previdenciárias e assistenciais
Idoso é preso após espancar e abandonar um cachorro no interior de MS
Conforme a delegada de Anastácio o homem já tem histórico de maus-tratos a animais
Chuva rápida e intensa em Campo Grande forma enxurrada e alaga ruas nas Moreninhas
Chuva atingiu região na tarde desta quinta-feira (21)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.