Operação do Gaeco cumpre mandados e mira em concurso público suspenso pela Justiça
Concurso para procurador foi suspenso por irregularidades
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Operação Back Door, deflagrada na manhã desta terça-feira (3) pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), tem como um dos alvos a Prefeitura de Aparecida do Taboado, que teve um concurso público suspenso por irregularidades.
Ação movida pelo MP-MS (Ministério Público Estadual) contra a Prefeitura do município revela que o município teria cometido pelo menos duas irregularidades no concurso público n. 001/2018 para o cargo de Procurador Jurídico Municipal.
O Ministério Público apontou que o concurso foi realizado apenas por meio de prova escrita, sendo que de acordo com a legislação municipal, o cargo de procurador deveria ser preenchido mediante “concurso público de provas e títulos”.
Segundo o MP-MS, mesmo que houvesse alteração, a essa altura do edital, para inclusão da prova de títulos, isso poderia “dar margem” para a Prefeitura “categorizar títulos que beneficiem candidatos em detrimento de outros”.
O órgão também apontou na ação que a comissão do concurso não tinha nenhum representante da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de MS), o que contraria a Constituição Federal.
Em 2012, um concurso semelhante para Procurador Jurídico Municipal da Prefeitura de Aparecida do Taboado já havia sido anulado por mandado de segurança inicialmente e pelo TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), por ter cometido as mesmas irregularidades.
“A Administração Pública insiste na mesma irregularidade, abrindo concurso público para ingresso no cargo de Procurador Jurídico do Município, sem a participação de representante da OAB e sem a realização de etapa de provas de títulos, em afronta a preceitos legais e constitucionais, cujas circunstâncias, ao que parecem, revelam a existência de indícios de fraude ao certame”, escreveu a juíza Kelly Gaspar Duarte Neves.
Devido às irregularidades, a juíz emitiu mandado de segurança suspendendo o concurso no último dia 20 de junho. Segundo informações da assessoria de Comunicação do MP-MS, são cumpridos dez mandados de busca e apreensão em Campo Grande e Aparecida do Taboado.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Justiça Federal liberou R$ 469 milhões para pagar requisições de pequeno valor em SP e MS
Dos valores a serem pagos pela Justiça Federal, R$ 366 milhões envolvem questões previdenciárias e assistenciais
Idoso é preso após espancar e abandonar um cachorro no interior de MS
Conforme a delegada de Anastácio o homem já tem histórico de maus-tratos a animais
Chuva rápida e intensa em Campo Grande forma enxurrada e alaga ruas nas Moreninhas
Chuva atingiu região na tarde desta quinta-feira (21)
Foragido há mais de 1 ano, homem que matou amigo com golpes de facão é preso em MS
Assassinato ocorreu em agosto de 2023 quando Marcos Rogério Ramos dos Santos foi morto após uma bebedeira em conveniência
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.