Um esquema que seria orquestrado pelo prefeito Carlos Anibal Ruso Pedroso, que pagava R$ 3 mil mensais aos sete vereadores de Ladário, cidade distante 435 quilômetros de Campo Grande e com pouco mais de 22 mil habitantes, teria levado os parlamentares para a cadeia nesta segunda-feira (26).

Esta é a denúncia protocolada em março no MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul), feita pelo presidente da Câmara da cidade, Fábio Peixoto de Araújo Gomes.

O valor era repassado pelo prefeito desde março para manter uma base de apoio na Casa. O salário de um vereador do município é de cerca de R$ 6 mil, segundo o presidente. A Câmara tem 11 vereadores. Sete deles foram presos e afastados do cargo.

“Eu denunciei com a contribuição do Jonil e do vereador Daniel. Além deles, o Eurípedes também não foi preso”, disse o presidente em entrevista ao Jornal Midiamax.

“É uma situação que se arrasta desde março e nós denunciamos ao Ministério Público. Agora que está tudo comprovado eles realizaram as prisões. Além disso, há desvio de verba em processos licitatórios também”, afirmou.

Foram presos nesta segunda os vereadores Vagner Gonçalves, Agnaldo dos Santos Silva Junior, André Franco Caffaro, Augusto de Campos, Lilia Maria Cillalva de Moraes, Paulo Rogério Feliciano Barbosa e Osvalmir Nunes da Silva, além do secretário de Educação Helder Paes Botelho e o prefeito.