O ministro da secretaria de Governo, Carlos Marun (MDB), visitou, nesta quinta-feira (8) laboratório de elétrons localizado em Campinas (SP) e que será inaugurado       pelo presidente Michel Temer (MDB) na próxima semana.

O empreendimento é considerado o mais moderno do mundo em sua categoria. O Laboratório Sirius é uma das 20 ações elencadas em todas as regiões do País para serem inauguradas, iniciadas ou empreendidas pelo Governo Federal ainda nesse ano.

Marun afirmou que o laboratório revela o potencial do Brasil. “Conhecer o Laboratório Sirius é um banho de auto-estima no brasileiro. Ainda mais em um brasileiro como eu que se depara tantas vezes com ideias pejorativas em relação ao nosso País. E aqui a gente tem a noção real da capacidade e potencialidade do Brasil e dos brasileiros”.

Para a construção do espaço, foram repassados pelo Governo Federal mais de R$ 900 milhões. O Sirius é o mais mais moderno  laboratório acelerador de elétrons do mundo. Na prática, ele revela detalhes moleculares de qualquer objeto.

“É a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País”, explicou o diretor geral do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), José Roque. O laboratório poderá ser utilizado para fazer pesquisas em diversas áreas como saúde, agricultura, mineração, meio ambiente, dentre outros.