Pular para o conteúdo
Política

Marun anuncia visita a Bonito e diz que é preciso ‘regras mais duras’ com a soja na região

Durante agenda pública em Campo Grande na manhã desta sexta-feira (7), o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun (MDB), anunciou que a União pretende recuperar áreas afetadas por danos ambientais que enlamearam os rios transparentes da região da Serra da Bodoquena e, em especial, do município de Bonito. “O governo […]
Arquivo -

Durante agenda pública em na manhã desta sexta-feira (7), o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun (MDB), anunciou que a União pretende recuperar áreas afetadas por danos ambientais que enlamearam os rios transparentes da região da Serra da e, em especial, do município de Bonito.

“O governo (Federal) vai analisar o que é possível fazer para recuperar a área. Ali não se trata com pomada, é um caso de intervenção cirúrgica”, afirmou Marun, durante evento na Assembleia Legislativo de Mato Grosso do Sul para tratar de investimentos na Bacia do Rio Taquari.

De acordo com o ministro, que anunciou visita a Bonito e região na próxima terça-feira (11), existe proposta de uma instalação de uma APA (Área de Preservação Ambiental) na região, afim de garantir a preservação do que Marun classificou como ‘santuário ecológico’.

Apesar de exaltar o agronegócio, o emedebista afirmou que o plantio, especialmente da soja, deve ser feito com ‘cuidado especial’ em algumas regiões, como na Serra da Bodoquena.

“É evidente que o plantio e o exercício da atividade agrícola, alguns de forma não adequada, são responsáveis por trazer esse tipo de problema (rios transparentes ficam enlameados com as chuvas)”, destacou.

Apesar de cobrar ‘regras mais duras’ para o agronegócio na região, o ministro evitou falar de um eventual ‘banimento’ da atividade agrícola. Ele cobrou, ainda, preservação dos rios com fama internacional, além de manter investimentos em turismo que não sejam colocados em risco.

“Os ministérios de Agricultura e Meio Ambiente terão que discutir (o problema) e apresentar meio termo para região”, finalizou Carlos Marun.

Esta semana, o Justiça acatou pedido do MP-MS (Ministério Público Estadual) e bloqueou bens de proprietários de duas fazendas na região por danos ambientais no Rio da Prata. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marrocos goleia Níger e é 17ª seleção na Copa do Mundo; veja lista atualizada dos classificadas

VÍDEO: fogo se alastra em vegetação na Avenida Tamandaré

Seguro-defeso do pescador artesanal terá novas regras em outubro

Motociclista morre na Santa Casa após acidente que deixou criança ferida

Notícias mais lidas agora

Perito ‘blinda’ laudo e ignora lucros do Consórcio Guaicurus questionados pela Prefeitura

bodoquena MPMS SIGILO PROCURADOR

Procurador envia nudes para suposta adolescente e caso é investigado pela Corregedoria do MPMS

Adriane anuncia que comitê gestor irá assumir Saúde em Campo Grande

Após calor, Campo Grande registra queda de temperatura na noite desta sexta

Últimas Notícias

Esportes

Série B do Sul-Mato-Grossense tem três jogos neste final de semana

Neste sábado duelam Taveirópolis e Maracaju nas Moreninhas

Polícia

Vendedor de plano de internet invade casa e tenta abusar adolescente

Foi preso por invadir e tentar abusar de uma adolescente de 14 anos nesta sexta-feira (05)

Brasil

Cade aprova incorporação da BRF pela Marfrig

A Marfrig é uma multinacional brasileira dedicada à produção de alimentos

Polícia

Muro desaba e vendedor de frutas morre soterrado

O muro faz parte de um imóvel muito antigo