Deputados questionam dados do IDEB divulgados pelo governo
Siufi disse que governo ‘maquiou' dados do IDEB (Foto: Divulgação/Luciana Nassar/ALMS)

Durante a sessão desta quinta-feira (4), na Assembleia Legislativa, deputados estaduais questionaram os dados divulgados pela (Secretaria de Estado de Educação), sobre o desempenho de Mato Grosso do Sul no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

De acordo com (MDB) o resultado divulgado pelo governo foi ‘maquiado', e que nas disciplinas de Português e Matemática, os alunos “tiveram aproveitamento insatisfatório'.

“Esta maquiagem nos dados do IDEB prejudica desempenho dos alunos do ensino médio no Enem”, disparou Siufi.

O IDEB, segundo o Ministério da Educação, ‘reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações'.

O presidente da comissão de educação da Casa, deputado Pedro Kemp (PT), revelou que visitou uma escola no dia da aplicação da prova do IDEB, e verificou que apenas algumas turmas e alguns alunos eram escolhidos para a prova.

Paulo Siufi solicitou envio de ofício à SED cobrando explicações sobre os dados ‘adulterados'.

O deputado emedebista também questionou um decreto do governo estadual, de dezembro de 2017, que determinou que alunos que foram reprovados em até 3 disciplinas não seriam considerados ‘reprovados', ou seja, seriam aprovados como os demais, e teriam direito a um ‘regime de progressão parcial'. Para Siufi, isso é uma forma de ‘macular' o IDEB.