Pular para o conteúdo
Política

Defesa de Giroto e mais 4 pede ‘preferência’ para STF julgar liberdade

Na tentativa de acelerar julgamento de pedido de liberdade protocolado em abril deste ano no STF (Supremo Tribunal Federal), a defesa do ex-secretário de Obras do Estado, Edson Giroto, solicitou ao ministro Alexandre de Moraes “preferência” no julgamento. O pedido também é assinado pelas defesas dos outros quatro alvos de desdobramento da Operação Lama Asfáltica […]
Arquivo -

Defesa de Giroto e mais 4 pede 'preferência' para STF julgar liberdadeNa tentativa de acelerar julgamento de pedido de liberdade protocolado em abril deste ano no STF (Supremo Tribunal Federal), a defesa do ex-secretário de Obras do Estado, , solicitou ao ministro Alexandre de Moraes “preferência” no julgamento. O pedido também é assinado pelas defesas dos outros quatro alvos de desdobramento da Operação Lama Asfáltica presos há quase sete meses.

No pedido ajuizado no início da noite desta quinta-feira (22), a defesa de Giroto, Rachel Giroto, Flávio Scrocchio, Wilson Roberto Mariano e Mariane Dornellas pede que o agravo seja julgado antes do recesso do STF. As férias forenses começam em 20 de dezembro e só encerram no final de janeiro.

Para justificar o pedido, os advogados afirmam que os cinco presos, dois em prisão domiciliar, respondem o processo há dois anos e que estão detidos há quase sete meses. Ainda não houve manifestação do ministro com relação à solicitação.

Tentativa frustrada

Em despacho publicado na semana passada, o juiz da 3ª Vara Federal de , Bruno Cézar da Cunha Teixeira, negou novo pedido de liberdade de Giroto, a esposa Rachel e Flávio Scrocchio.

O magistrado alegou que a defesa não apresentou fatos novos para pedir a liberdade dos três réus. “Mero anúncio de alteração do estado anímico da pessoa presa não configura autêntica modificação do estado de fato do processo e, pois, fato novo”, registrou.

Para a Justiça, as investigações levam a crer que Giroto seria o proprietário de fato da empresa Terrasat Engenharia e Agrimensura, no qual consta como sócio o cunhado. Entre os anos de 2013 a 2015, a empresa firmou contratos com a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) no importe de R$ 52 milhões.

Prisões

Os três haviam sido presos no dia 9 de março deste ano,  mas conseguiram um habeas corpus no TRF3 em 19 de março, quando o Tribunal substituiu a prisão por outras medidas cautelares. No final de abril, a PGR (Procuradoria Geral da República) ingressou no Supremo com uma liminar para suspender a decisão do TRF3 que garantiu a liberdade dos acusados e todos foram presos novamente no dia 8 de maio.

No pedido, Raquel Dodge afirma que a decisão colegiada da corte superior foi ‘desrespeitada, em sua autoridade, e, na prática, perdeu sua eficácia, por meio de acórdãos da Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, da lavra do Desembargador Federal Paulo Fontes’.

A Operação Lama Asfáltica apura prática de crimes como corrupção, lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos, peculato e direcionamento de licitações, com prejuízos que podem chegar a R$ 2 bilhões, segundo levantamento apontado pela força tarefa formada por Polícia Federal, CGU (Controladoria-Geral da União), Receita Federal e MP-MS (Ministério Público Estadual).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após ampliação de grupos, mais de 55 mil douradenses já foram imunizados contra a gripe

Grupo criminoso que falsificava diplomas de cursos de enfermagem é alvo da Polícia Federal em MS

Power Couple: Dhomini se descontrola, avança em mulher e público pede expulsão

pizza 3 da manha pedido

Pizza às 3h da manhã vira pesadelo para cliente: ‘foi uma desfeita’

Notícias mais lidas agora

Alvo por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

Grupo técnico criado após feminicídio de Vanessa tem prazo prorrogado por mais 90 dias

Últimas Notícias

Transparência

Prefeitura convoca mais de 180 médicos para renovação de contratos com a Sesau

A ausência no processo será considerada como desinteresse pela renovação, resultando no encerramento automático do contrato em 30 de junho.

Economia

IRPF 2025: 1° lote vai pagar 94,7 mil contribuintes em Mato Grosso do Sul

Pagamento será liberado a partir de sexta-feira (23) para os grupos prioritários

Polícia

Mulher denuncia cárcere e agressões de ex-marido durante atendimento em UPA de Campo Grande 

Homem sequestrou ex-mulher na rua

Trânsito

Você viu? Barco na Duque de Caxias chama a atenção de motoristas em Campo Grande

Transporte de embarcações é regulamentado por legislação federal