Pular para o conteúdo
Política

Com 82% de reprovação, Temer bate recorde de impopularidade

  Após greve dos caminhoneiros, taxa de brasileiros que consideram governo ruim ou péssimo supera recorde anterior, de 73%, alcançado pelo presidente em 2017. Forças Armadas são instituição em que população mais confia.Segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste domingo (10/06), Michel Temer quebrou o próprio recorde como presidente mais impopular desde a redemocrati...
Arquivo -

 

Após greve dos caminhoneiros, taxa de brasileiros que consideram governo ruim ou péssimo supera recorde anterior, de 73%, alcançado pelo presidente em 2017. Forças Armadas são instituição em que população mais confia.Segundo pesquisa do instituto divulgada neste domingo (10/06), quebrou o próprio recorde como presidente mais impopular desde a redemocratização do país: 82% da população consideram o governo do emedebista ruim ou péssimo.

A taxa aumentou 12 pontos percentuais em relação aos 70% de reprovação registrados em abril, e nove pontos percentuais em relação ao recorde anterior, de 73%, computado em setembro passado. Dilma Rousseff alcançou 71% de reprovação em agosto de 2015; José Sarney, 68% em setembro de 1989; e Fernando Collor, 68% em maio de 1992.

A nova pesquisa foi realizada após a recente greve dos caminhoneiros que parou o Brasil. Somente 3% dos entrevistados avaliaram o governo Temer como ótimo ou bom, e 14%, como regular.

O Datafolha consultou 2.824 pessoas entre 6 e 7 de junho, em 174 municípios. O aumento da impopularidade se deu em todo o país. Na região Nordeste, a taxa de reprovação ao presidente chegou a 87%, enquanto no Sul e no Sudeste, foi de 80%.

Logo após assumir interinamente presidência, em meio ao processo de impeachment de Dilma, Temer era rejeitado por 31% dos brasileiros em meados de 2016. No ano seguinte, a reprovação chegou a 69% na sequência da delação da JBS, e voltou a subir com denúncias de corrupção contra o presidente.

O Datafolha aponta também que as Forças Armadas são a instituição com maior credibilidade entre a população: 37% confiam, 41% confiam um pouco nos militares, e 20% não confiam.

Quanto ao Supremo Tribunal Federal (STF), 14% confiam muito, 43% confiam pouco, e 39% não confiam. A imprensa, conta com apenas 16% de confiança elevada, enquanto 45% confiam um pouco nos veículos de comunicação, e 37% não confiam.

As instituições que gozam de menor credibilidade entre os brasileiros, por sua vez, são os partidos políticos (68%), o Congresso (67%), e a presidência (64%).

 

Deutsche Welle 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CGU abre 40 processos sobre descontos ilegais em pensões do INSS

Familiares fazem vaquinha para Cecília, que nasceu com doença congênita

Copa do Nordeste: Bahia vence Confiança por 4 a 1 e encaminha título

Dupla que matou jovem em conveniência se apresenta à polícia

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia

Segundo dia: julgamento de Bolsonaro no STF avança e será retomado na próxima semana

VÍDEO: adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

Rei da Pornochanchada, David Cardoso se recupera de infecção generalizada causada pela chikungunya

Últimas Notícias

Cotidiano

Orçada em R$ 2,57 milhões, reforma do Fórum de Dourados será entregue nesta quinta

Obra da estrutura inaugurada em 1986

Brasil

CNU 2025: confira as 228 cidades onde serão aplicadas as provas

Candidato escolheu a cidade onde quer fazer a prova e não pode mais alterar

Polícia

Polícia autua proprietário rural por construção irregular às margens do Rio Taquari

Foi identificada uma estrutura metálica de aproximadamente 60 m²

Polícia

Receita e Polícia Federal apreendem R$ 300 mil em produtos contrabandeados

Entre as mercadorias apreendidas estão produtos eletroeletrônicos