Pular para o conteúdo
Política

CNJ determina afastamento de desembargadora presidente do TRE-MS

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) determinou, nesta terça-feira (9), a abertura de um processo disciplinar para avaliar a conduta da desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, presidente do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). Com isso, a desembargadora será afastada de função. Com a aprovação do CNJ, a corregedoria pediu que a […]
Arquivo -

CNJ determina afastamento de desembargadora presidente do TRE-MSO CNJ (Conselho Nacional de Justiça) determinou, nesta terça-feira (9), a abertura de um processo disciplinar para avaliar a conduta da desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, presidente do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). Com isso, a desembargadora será afastada de função.

Com a aprovação do CNJ, a corregedoria pediu que a presidente seja afastada do cargo de desembargadora e da presidência do Tribunal de forma cautelar durante a condução do processo disciplinar.

O relator do caso, ministro Humberto Martins, votou a favor do afastamento da desembargadora por entender que ela teria atuado “para beneficiar seu filho”. O ministro citou o fato da magistrada ter usado carro oficial para se deslocar até a cidade de para supostamente auxiliar o filho que estava preso.

O presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli, acompanhou o entendimento do relator e citou o fato das eleições estarem em andamento no Estado. “Como se dá a presidência de um tribunal regional eleitoral nas mãos de alguém que estará respondendo pela abertura do processo administrativo disciplinar”, questiona o ministro.

Advogado de defesa de Tânia, Cesar Roberto Bitencourt, afirmou que a situação do auxílio da desembargadora foi alterada.

“Se transformou numa bolha, um simples fato distorcido, trazendo informações inverídicas que não correspondem à veracidade dos fatos. Teria sido muito simples se a investigada não fosse duas coisas: mulher, o que é extremamente grave, e o segundo, oriundo do quinto do Ministério Público”, disse.
Ao Jornal Midiamax, o (Tribunal Regional Eleitoral) afirmou que ainda não foi notificado sobre a decisão do CNJ.

O caso

O CNJ avalia se Tânia Garcia de Freitas Borges influenciou na liberação do filho Breno, que estava preso em Três Lagoas acusado de tráfico de drogas e porte ilegal de arma em 2017. Tânia é investigada porque teria usado carro oficial para retirar o filho do presídio e encaminhar a uma clínica psiquiátrica.

A 4ª Câmara Cível do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) arquivou a ação de improbidade administrativa contra a presidente do TRE, movida pelos promotores Adriano Lobo Viana de Resende, Marcos Alex Vera de Oliveira e Humberto Lapa Ferri, em junho deste ano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Assustador”: Vídeo mostra correria e fogo alto chegando em comércio

VÍDEO: Detentos causam tumulto após preso ser transferido para cela disciplinar na Máxima

‘Lei exige deposição de governo para configurar crime de golpe’, argumenta Fux em voto

reunião ministro

Ministro do Trabalho discute estratégias contra trabalho escravo em fazendas de MS

Notícias mais lidas agora

Quatro dias antes de ser preso por corrupção, prefeito de Terenos foi homenageado pela PM

‘Vaga Zero’: Nutricionista concursada ganhou contratos de R$ 1,9 milhão um mês após abrir clínica

Fux diz que STF é incompetente para julgar golpe e vota para anular ação

VÍDEO: Incêndio em terreno se alastra e fogo chega a muro de imóveis no São Francisco

Últimas Notícias

Mundo

Ativista da extrema-direita é baleada em evento nos EUA

Até o momento não foi divulgado estado de saúde do ativista

Cotidiano

Justiça condena hospital e equipe de enfermagem por vazar imagens de paciente morto

Óbito ocorreu nas dependências de um hospital de Jardim; mãe da vítima deve receber R$ 50 mil por danos morais

Transparência

Quatro dias antes de ser preso por corrupção, prefeito de Terenos foi homenageado pela PM

Henrique Budke disse que recebeu homenagem com 'humildade' pelo trabalho desenvolvido na cidade

Brasil

‘Ninguém pode ser punido pela cogitação de um crime’, diz Fux

Para Fux, a tentativa de golpe exige a certeza de que o agente previu o efeito e queria de fato produzir tal efeito