Pular para o conteúdo
Política

Terra redonda: Após homenagem virar piada, deputados explicam que não conheciam ET Bilu

Os deputados que homenagearam com uma moção de congratulação o empresário Urandir Fernandes de Oliveira, que ficou famoso em 2010 ao mostrar em rede nacional de TV o ‘ET Bilu’, tentaram se justificar durante a sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul desta quarta-feira (3). Os parlamentares receberam uma nota de repúdio do […]
Arquivo -

Os deputados que homenagearam com uma moção de congratulação o empresário Urandir Fernandes de Oliveira, que ficou famoso em 2010 ao mostrar em rede nacional de TV o ‘ET Bilu’, tentaram se justificar durante a sessão na Assembleia Legislativa de desta quarta-feira (3). Os parlamentares receberam uma nota de repúdio do ufólogo Ademar José Gevaerd, editor da Revista Ufo.

Terra redonda: Após homenagem virar piada, deputados explicam que não conheciam ET Bilu
Como seria o planeta Terra, segundo Urandir (Foto: Reprodução Dakila Pesquisas)

Para Paulo Siufi (MDB), até mesmo o ET Bilu era desconhecido. “Eu nunca tinha ouvido falar nesse ET Bilu. O que me foi passado era que a instituição dele [Urandir] era de assistência social na cidade de . Tinha várias pessoas em plenário para apoiá-lo. Inclusive a esposa de um desembargador pertence à instituição”, disse.

Por fim, o deputado disse que vai verificar com calma a questão sobre a empresa de Urandir e as denúncias que surgiram. “Fui convidado a visitar e vou lá”. Junior Mochi (MDB) presidente da Casa e coautor da homenagem, também revelou que não sabia das denúncias.

“O Siufi pediu meu apoio e eu assinei junto a homenagem. Foi como ele disse também. Eu acreditava ser uma instituição de assistência na cidade”, sentenciou.

Nota de repúdio

Citando a matéria do Jornal Midiamax sobre a homenagem, Gevaerd diz causar ‘estranheza e perplexidade’ que os deputados não tenham ‘se acercado do mínimo necessário de informações sobre o senhor Urandir Fernandes de Oliveira, ou as tenham ignorado, para homenageá-lo de forma tão descabida’.

“Por favor, senhores, uma pessoa acreditar que a Terra é convexa ou plana é de uma ignorância aberrante e aviltante, que nem cabe discutir. E premiar alguém por defender esta falácia ignóbil é algo que não permite entendimento”.

Na nota, o ufólogo pede ainda que os deputados emitam um ‘pedido de desculpas para a população sul-mato-grossense’.

ET Bilu desmascarado e Terra convexa

Oito anos após o episódio do ET Bilu, que virou alvo de controvérsia e foi desmascarado por peritos em rede nacional, Urandir lançou neste ano o Terra Convexa: O Documentário, onde diz ter provas de que a Terra não é redonda, mas sim convexa.

Ele é responsável pela construção da vila ‘Cidade Zigurats’, em Corguinho, a 96 quilômetros de Campo Grande, e recebeu a comenda dos deputados de MS como “reconhecimento pela realização de pesquisas em diversas áreas do conhecimento como matemática, física, física quântica, astronomia, geologia, biologia, geografia e paleontologia”.

Em entrevista ao Jornal Midiamax, Urandir disse que, na verdade, é homenageado por duas descobertas. A primeira, segundo ele, seria de que a Terra é convexa e sobre as medidas do Sol, da Lua e das estrelas. “Não é nada daquilo que aprendemos”, garante.

Urandir é o responsável pela empresa Dakila Pesquisas, e lançou em março deste ano o documentário Terra Convexa: O Documentário. Segundo o ufólogo, foram sete anos de investigações com experimentos realizados pelo centro, junto ao CTZ (Centro Tecnológico Zigurats), contando, ainda, com profissionais de países como os Estados Unidos, Rússia, Chile, Holanda e Espanha. Segundo o grupo, os resultados comprovariam que o planeta não é esférica, ou seja, que a Terra não é redonda.

Terra redonda: Após homenagem virar piada, deputados explicam que não conheciam ET Bilu
Urandir após homenagem nesta terça na ALMS (Foto: Luciana Nassar)

“A Terra é plana nas águas e convexa nos continentes. Temos todas as provas e refizemos junto com todos os cientistas do planeta, assim, os mais direcionados nessa área, e a constatação foi a mesma, né. A terra não é redonda. E agora nós descobrimos entre Sol, Lua e as estrelas que tudo não condiz com o que nós aprendemos. O giro, a aurora boreal. A tecnologia de hoje nos permitiu enxergar o que cientistas do passado, não. Não tinha bússola, não tinha GPS, não tinham nada e hoje nós temos, né? Principalmente esses mecanismos de foto de longa exposição. A descoberta é fenomenal. Além da parte médica, em relação ao câncer, descobrimos coisas muito interessantes que vai nos ajudar a salvar vidas”, garantiu Urandir.

A comunidade científica não recebeu bem os ‘estudos’ de Urandir. Em entrevista ao CanalTech após o lançamento do documentário, Nogueira, autor de 11 livros, e sócio-fundador da Associação Aeroespacial Brasileira, autor do blog Mensageiro Sideral, com um canal homônimo no YouTube – confirma.

“O mais difícil às vezes é parar de rir”, declarou. “Vamos pensar comigo: se as medições que eles fizeram estão corretas, não seria difícil tirar uma foto de um prédio em e um prédio em ; afinal de contas, se a distância é a mesma na base e no topo, como eles dizem, ambos estão no mesmo plano, e não há impedimento entre raios de luz – viajando sempre em linha reta – que partam do topo de um dos prédios e cheguem a outro”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Influenciadora Mapoua choca ao anunciar morte do marido com foto de acidente: ‘Saudade’

Após adiar votação, vetos à LDO são analisados na sessão da Câmara de Campo Grande

Focos de incêndio são registrados na Estrada Parque em Aquidauana

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Aos 70 anos, Ademilson conquista 1º no lugar no pódio da Volta UFMS

Últimas Notícias

Polícia

Homem de 29 anos é morto à tiros de espingarda após briga em conveniência de Dourados

Vítima foi identificada como Lucas Moura Reghin, que levou três tiros de espingarda. Outros dois jovens também foram feridos.

Trânsito

Homem morre atropelado por carreta na BR-262

Testemunhas tentaram socorrer a vítima, mas o homem morreu no local do acidente

Cotidiano

Prefeitura de Campo Grande intensifica monitoramento de acessos após sites fora do ar

Administração nega ataque hacker e garante que dados não foram comprometidos

Trânsito

Motociclista colide em bezerro e morre na MS-473, em Taqurussu

Rapaz tirou a CNH em fevereiro deste ano