Pular para o conteúdo
Política

Vice-presidente da FPA pede levantamento do que não foi pago do Funrural

Parlamentar que é de MS diz que busca uma definição final
Arquivo -

Parlamentar que é de MS diz que busca uma definição final

A deputada federal , do PSB de Mato Grosso do Sul, que é vice-presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) no Congresso Nacional disse que está em busca de uma resolução rápida para o (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural). Enquanto isso, a parlamentar contou que pediu ao Ministério da Agricultura que faça um levantamento do valor que não foi pago no período que a cobrança era inconstitucional.

Tereza enfatizou que existe todo um tumulto em relação ao assunto por conta de sua seriedade e prejuízo que pode causar para os produtores rurais, se vier a retornar. De qualquer forma, a deputada enfatiza que deve ser analisado com calma e encontrar um consenso.

“Quem pediu o julgamento da constitucionalidade ou não do tributo fomos nós produtores rurais, mas estamos falando da Suprema Corte de Justiça do , então temos que cumprir. Mas existem duas ações a serem julgadas; existe a modulação, porque não saiu voto por completo e sair o acordão. Após tudo isso as condições que serão dadas”.

Ainda segundo a parlamentar, ela e demais membros da FPA estão indo até todos os ministros para mostrar as razoes que pedimos a inconstitucionalidade e o estrago caso essa medida mantenha como válida, vai causar no agronegócio.

“Tem que ter calma, não adiante fica todo mundo agora ficar em um nervosismo. Temos que raciocinar e trabalhar. O que a Frente está fazendo é buscar a possibilidade de minimizar o máximo essa decisão, como pelo menos que não seja cobrado o retroativo, mas tem que ver a legalidade”.

A deputada finalizou explicando que na pior das hipóteses, vão tentar pelo menos que os produtores entrem em um refis e tirar os juros e correção e na melhor das hipóteses é não cobrar o passado e propor uma ação futura.”.

“Já que estamos trabalhando sobre a reforma da previdência vamos ver o que pode ser feito com o Funrural, se vai continuar ou vai ser extinto”.

Decisão

Por maioria de votos, o Plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) reconheceu a constitucionalidade da contribuição do empregador rural pessoa física ao Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural).

A decisão foi tomada no último dia 30, no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 718874, com repercussão geral reconhecida, ajuizado pela União contra decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que afastou a incidência da contribuição.

A tese aprovada pelos ministros diz que “é constitucional, formal e materialmente, a contribuição social do empregador rural pessoa física, instituída pela Lei 10.256/2001, incidente sobre a receita bruta obtida com a comercialização de sua produção”. (STF)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dois corpos são encontrados em área rural paraguaia da região de fronteira com MS

senado jornada de trabalho

Lembra dela? PEC que reduz a jornada de trabalho movimenta comissões do Senado

Chuva destrói barracos e deixa 30 famílias desalojadas em comunidade de Campo Grande

Tá rolando? Ana Castela é flagrada com ator em praia dos Estados Unidos

Notícias mais lidas agora

Assassino de Ivone foi preso 4 vezes por violência doméstica contra a vítima 

Confira a programação: Fiéis católicos se reúnem no Sábado Santo

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

Eliminado do BBB 25, Diego Hypolito se revolta com ataque de Vilma: ‘Pesado’

Últimas Notícias

Cotidiano

Moradores madrugaram para ‘desinundar’ casas e salvar móveis

Moradores do Jardim Macaúbas disse que enfrentam invasão de água e perdas de móveis há pelo menos três anos no período chuvoso

TV & Novela

Tá definido! Odete Roitman já tem data para aparecer em Vale Tudo; saiba quando

Odete Roitman (Debora Bloch) está prestes a estrear em Vale Tudo; saiba quando e em que contexto a vilã deve aparecer na novela

Cotidiano

Inmet emite alerta de perigo e chuvas intensas para Capital e 34 municípios de MS 

Comunicado vale da manhã desta sábado (19) até o final do dia

Polícia

Roubos de veículos em Campo Grande diminuem 46% nos primeiros meses de 2025

No primeiro trimestre de 2024, foram registrados 56 roubos, neste ano, foram 30