Pular para o conteúdo
Política

Vereadores aprovam centralização do cofre, mas ‘com ressalvas’

Fizeram emenda 'corrigindo' texto do Executivo
Arquivo -

Fizeram emenda ‘corrigindo’ texto do Executivo

Por 25 votos a 2 a Câmara Municipal aprovou projeto de Lei que autoriza o prefeito de , (PSD), a centralizar de forma parcial ou total as dotações orçamentárias em 2017. Contudo, foi feita emenda para preservar autonomia tanto do secretariado quanto do próprio Legislativo.

Muitos, inclusive, votaram favoravelmente sob argumentação de que sem a contribuição da Câmara no texto, não aprovariam. Dos 29 vereadores, apenas André Salineiro (PSDB) e (DEM) foram contrários. Odilon Junior (PDT) teve ausência justificada e João Rocha (PSDB) não vota por ser presidente da mesa diretora.

“A forma como o projeto chegou não foi salutar. Tira a autonomia do vereador e mesmo com a emenda tira a autonomia dos secretários. Há outras formas de dar agilidade, como fortalecer a secretaria de compras que já existe, além da controladoria-geral do Município. Vejo com receio essa centralização”, disse Salineiro.

O tucano ressaltou não ser uma crítica ao prefeito, mas sim ao texto. Vinícius usou da ironia para declarar seu voto. “Passamos 4 anos com um prefeito que centralizava tudo nele e olha o resultado: uma cidade com todo mundo feliz e sem buracos nas ruas. Esse é o jeito Bernal de agir. Político não pode centralizar, estão tirando o poder dos secretários”, argumentou.

Alguns outros discursos tiveram basicamente o mesmo tom, porém com voto favorável. Leite (PSDB), por exemplo, avaliou que “o projeto não veio bem-intencionado. Administração é competente para fazer a redação correta. Como adentrou a esta Casa sem antes ser discutido com os vereadores? Que isso não se repita em casos de projetos desta importância”.

Junior Longo (PSDB) foi nesta mesma esteira. “Estou votando sim, mas por causa da emenda. O projeto só vai passar por causa disso. Do jeito que chegou não tinha como passar. Era muito amplo, sem especificar essa centralização”, opinou.

Valdir Gomes (PP), correligionário do ex-prefeito Alcides Bernal (PP), se lembrou que o progressista apresentou a mesma matéria no ano passado, porém sem sucesso na aprovação. “Saiu daqui de mãos abanando”, lembrou. “Mas vamos dar um voto de confiança ao Marquinhos”.

Carlos Borges (PSB) parabenizou o vereador Eduardo Romero (Rede), responsável pela emenda, e garantiu que o papel fiscalizador do Legislativo vai continuar. Romero, por sua vez, explicou que o foco do projeto é dar celeridade aos processos de compra, mas, conforme o acréscimo feito, não retira autonomia dos secretários, vereadores e não permite que haja modificações na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

Sendo assim, o prefeito segue não podendo remanejar mais de 5% do orçamento sem autorização legislativa. Mesmo sem prerrogativa de votar, João Rocha finalizou parabenizando o trabalho das comissões pelas quais o texto passou. “E esta Casa continua cumprindo seu papel de fiscalizar, sem perder jamais a independência”.

Conteúdo

De acordo com o texto, fica permitido que os gastos com pessoal e encargos, fornecimento de gás, combustível, manutenção de veículos, assim como a execução de obras dos órgãos e entidades do Município possam ser realizadas por órgãos centrais que controlarão e empenharão tais despesas. A validade da lei é de um ano a contar, a partir de sua publicação, do dia 1º de janeiro de 2017.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Descontos para pagamentos de impostos atrasados em Dourados vai até o dia 30 de setembro

Ator da Globo sofre tentativa de invasão em apartamento: ‘Chamei a polícia’

CPI acusa manipulação de relatório de qualidade do Consórcio e pede anulação

Fumacê

Abram as janelas: fumacê percorre cinco bairros de Campo Grande nesta quarta-feira

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Tragédia: quem era o médico e pecuarista que morreu na queda de avião em Mato Grosso do Sul? 

Híbrido e diferentão: a história por trás do veículo exótico que está roubando a cena em MS

‘Chalana do SUS’: Ministério cria equipe de saúde da família ribeirinha em Corumbá

Últimas Notícias

Polícia

Familiares acompanharam chegada de corpo de pecuarista morto em acidente de avião em MS

Dracco deve ir até o local dos destroços ainda nesta quarta-feira (17) para começar análises

MidiaMAIS

Igreja Católica em que padres são livres para casar recebe bispo de fora em Campo Grande

Fundada por bispo excomungado, Igreja tem sede na Capital de MS

Política

Câmara de Campo Grande vota projeto que autoriza crédito para habitação, esporte e agricultura

As propostas serão analisadas na sessão desta quinta-feira

Polícia

Suspeito é preso pela PF em operação contra abuso de crianças e adolescentes

Suspeito foi preso em casa na manhã desta quarta-feira (16) durante a Operação ‘Rede Limpa 18’