A governadora em exercício segue para

A reunião da governadora em exercício (PSDB) com o presidente da república (PMDB) nesta quarta-feira (18), assim como demais governadores do país, foi cancelada. Entretanto, os chefes do executivos estaduais irão se reunir por regiões e debater a questão da segurança nos Estados e o sistema carcerário.

A agenda com Temer estava prevista para ocorrer às 16h, horário de Brasília. Assessoria de Rose confirmou o cancelamento, mas afirmou que não foram avisados do motivo. De qualquer forma, a governadora em exercício segue para a Capital Federal. Ela deve se reunir com os governadores no Norte e de Mato Grosso.

Segundo o site O Globo, o Planalto decidiu cancelar a reunião do presidente Michel Temer com todos os governadores que estava prevista para esta quarta e a intenção é dividi-los em grupos menores, de acordo com perfis dos presídios.

De acordo com a publicação, Rio Grande do Norte, Amazonas e Roraima, estados em que houve massacres que somam mais de 130 presos nas últimas duas semanas, devem estar na comissão mais crítica, o que deve demandar ações duras dos militares, com as tropas para operações mais críticas.

Estados com situação menos drástica, como Espírito Santo, devem ter ações focadas na apreensão de armas e drogas. Segundo a Constituição, os estados são os responsáveis pelas prisões, à exceção dos presídios federais e o uso de agentes federais deve ser consentido.

Nessa terça-feira (17), o presidente anunciou o uso das Forças Armadas nos presídios.Temer afirmou, por meio do porta-voz, que a crise no sistema prisional atingiu “contornos nacionais” e pede ações “extraordinárias”.