Pular para o conteúdo
Política

Oposição de MS quer esvaziar sessão destinada a votar denúncia contra Temer

Estratégia é para ganhar tempo e votos contra o presidente
Arquivo -

Estratégia é para ganhar tempo e votos contra o presidente

Sem votos suficientes para autorizar o Supremo Tribunal Federal (STF) a investigar o presidente Michel Temer, a oposição quer retardar a votação da denúncia, marcada para a próxima quarta-feira (2).

Deputados de Mato Grosso do Sul estão entre os parlamentares que estudam adotar a estratégia. Eles querem ganhar tempo e aguardar novas delações da operação Lava Jato que, no entendimento deles, podem comprometer ainda mais o chefe do Executivo.

A sessão é aberta com a presença de 51 deputados na Câmara. Mas, para que a votação seja efetivamente iniciada, é exigida a presença de pelo menos 342 deputados em plenário.

Para o deputado federal (PDT-MS), Temer não tem condições de permanecer na presidência e enfrenta uma situação semelhante à de Dilma Rousseff, quando foi afastada por um processo de impeachment em 2016. “Lembra bem a Dilma, quando entrou em desgaste. Os países deixaram de comprar as coisas aqui. O Temer no G-20 foi totalmente desprezado”, compara. 

Na avaliação do parlamentar sul-mato-grossense, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, “é o único que tem credibilidade no governo”. Dagoberto afirma ainda que aguardar mais um ano, até as eleições, para trocar o presidente será prejudicial para o país. “[Temer] tem que ser investigado e punido. Se ele sair, vai ser melhor”.

é outro que quer Temer fora da presidência e pretende participar da manobra para adiar a votação. “Na terça, vamos discutir, mas a estratégia, em princípio, é não dar quórum”, afirmou.

A bancada de Mato Grosso do Sul está dividida com relação ao presidente. Zeca, Dagoberto e (PT) são contra a permanência de Temer. Enquanto, Carlos Marun (PMDB) faz parte da tropa de choque do presidente, Tereza Cristina (PSB) tem sido sondada para migrar para uma legenda da base de apoio e Elizeu Dionizio (PSDB) já votou a favor do chefe do Executivo na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), quando os deputados rejeitaram parecer do relator Sergio Zveiter (PMDB-RJ), que recomendava prosseguimento da denúncia.

Mandetta (DEM) e Geraldo Resende (PSDB) ainda não declararam o voto. O democrata não foi localizado nesta sexta-feira (28) para falar sobre o assunto. Já Resende afirmou que vai votar consultar os seus eleitores. “O PSDB deixou liberada a bancada para votar de acordo com a consciência. Vou conversar com a minha base eleitoral e ver o que eles pensam”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
empinando moto

Motoqueiro que não obedeceu parada e avançou com moto quebrou perna de policial

Não há “ditadura da toga” no Brasil, afirma Gilmar Mendes

bicicleta em buraco jovens batem a cabeça

Bicicleta quebra ao cair em buraco e jovens batem a cabeça em Campo Grande

© Rafael Ribeiro/CBF/Direitos Reservados

Jogadores do Brasil destacam desafio de jogar na altitude da Bolívia

Notícias mais lidas agora

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

carlo acutis milagre em campo grande

Como parte do corpo de São Carlo Acutis foi parar em Mato Grosso do Sul após exumação?

Adolescente é morto a tiros e irmão fica ferido na Vila Nhanhá

Valdemar Costa Neto

Valdemar, cacique do PL, disse já contar com PP, União e PSD pela aprovação da anistia aos condenados pelo 8 de janeiro

Últimas Notícias

Cotidiano

Recém-nascido é abandonado em caixa de frutas no fundo de casa em MS

Criança foi deixada em cima de um monte de entulhos no quintal da residência

Esportes

Alemanha derrota Irlanda do Norte e vence pela 1ª vez nas Eliminatórias para a Copa do Mundo

Com bela recepção e grande apoio da torcida de Colônia, a seleção alemã conquistou a primeira vitória nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo do ano que vem, neste domingo, ao derrotar a Irlanda do Norte, por 3 a 1. Com o resultado, os tetracampeões mundiais conquistaram os primeiros três pontos no Grupo A, … Continued

Famosos

Pabllo Vittar se joga de palco, mas plateia não a segura

Pego de surpresa, a maior parte do público não conseguiu segurá-la

Esportes

Ancelotti deve fazer várias alterações na seleção para jogo na Bolívia pelas Eliminatórias

Seleção treina nesta segunda-feira, às 10h30, quando Ancelotti vai definir o time para o confronto com a Bolívia