Pular para o conteúdo
Política

Julgamento de Dilma-Temer tem discussão entre ministros no TSE

Ministros se opõe em questão de cautela no processo
Arquivo -

Ministros se opõe em questão de cautela no processo

Os ministros , presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e Herman Benjamin, relator do processo de cassação da chapa de (PT) e Michel Temer (PMDB), tiveram seus momentos de discussão acalourada na primeira sessão de julgamento da ação desde seu retorno, nesta terça-feira (6).

Herman abriu seu resumo do relatório sobre o caso, com 24 páginas, em que pedia a cassação da chapa. Logo em seguida, Gilmar solicitou a palavra para pedir “cautela” aos ministros do Tribunal.

“As pessoas dizem que essa ação demorou muito. Não podemos esquecer que aqui nós temos uma situação bastante singular, que não pode ser comezinha, que é a impugnação de uma chapa presidencial, e um grau de estabilidade ou instabilidade que precisa ser considerado”, afirmou Mendes.

Herman então disse que as denúncias eram graves, ao que Gilmar respondeu que independente do resultado, as pessoas iriam conhecer melhor a “realidade” das eleições, de “empresas fantasmas” e outros fatos “gravíssimos”.

Sem indicar o que queria dizer com isso, Gilmar completou que, na época da ditadura militar (1964-1985), o TSE cassava menos políticos do que na atualidade, no período democrático. Herman não deixou o comentário passar em branco.Julgamento de Dilma-Temer tem discussão entre ministros no TSE

“A ditadura cassava quem defendia a democracia. Hoje, o TSE cassa quem ataca a democracia”, afirmou o ministro relator do processo.

Gilmar não escondeu sua irritação e afirmou: “Temos que ser moderados”. Herman rebateu: “Não se trata de dados quantitativos, mas qualitativos”.

A discussão seguiu com Gilmar afirmando que era necessário que os ministros fossem cuidadosos. Herman respondeu: “Nós temos que ser cuidadosos em tudo, especialmente quando se trata de voto popular”.

Herman ainda fechou a discussão citando uma declaração do próprio Gilmar Mendes, que em um outro julgamento do TSE, teria criticado o Tribunal por sua competência em julgar Estados menores, como Roraima ou Paraíba, mas não se intrometer em eleições de , e Minas Gerais.

(com supervisão de Evelin Cáceres)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dall’Astra quer Operário focado em conquistar três pontos contra o Itabirito no sábado pela Série D

Durante depoimento de familiar, réu do feminicídio de Vanessa Ricarte deixa a sala de audiência

Com a presença do réu, amigos e familiares de Vanessa Ricarte são ouvidos em audiência

Índia e Paquistão trocam fogo de artilharia; EUA dizem que conflito ‘não é problema nosso’

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

pantanal incêndio

Alvo de operação contra grilagem em MS já recebeu multa ‘pesada’ por incêndio no Pantanal

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Mato Grosso do Sul está sob alerta para chuva intensa e tempestade, aponta Inmet

Últimas Notícias

Cotidiano

Moradora oferece recompensa para quem encontrar Sophia, gatinha que fugiu no Parque dos Poderes

Sophia utilizava uma coleira rosa, com plaquinha, que pode ajudar a identificá-la

Cotidiano

Ciclistas expõem inseguranças em Campo Grande após atropelamento filmado em avenida

Grupos de ciclistas buscam orientar seus praticantes quanto à formas de manterem-se em segurança em um trânsito hostil

Cotidiano

Carreta da Saúde leva atendimento médico gratuito a servidores da segurança pública de Ponta Porã

Além dos atendimentos médicos, os servidores poderão se vacinar contra diversas doenças, incluindo a gripe

Brasil

Ônibus pega fogo e forma paredão de fumaça em São Paulo

Não há registro de vítimas