Pular para o conteúdo
Política

Fim da comissão da Uber e anúncio de decreto surpreende motoristas

Publicação de regras no Diogrande deve sair ainda em maio
Arquivo -

Publicação de regras no Diogrande deve sair ainda em maio

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) anunciou, durante agenda pública na manhã desta quinta-feira (4), que a comissão criada pelo município para acompanhar a formulação do decreto de regulamentação da na Capital já encerrou os trabalhos, o que pegou de surpresa os próprios membros do grupo.

“Só tem a redação do decreto, apresentação para eles e encaminhamento ao Diário Oficial”, afirmou Marquinhos durante o lançamento da campanha Maio Amarelo, que emendou que a publicação deverá ser feita ainda no mês de maio.

Todavia, o prefeito não detalhou quais as regras para os motoristas cadastrados no aplicativo da Uber serão, de fato, estipuladas pelo município. Entre as propostas havia obrigatoriedade de placa vermelha para os veículos a serem usados no transporte privado e autônomo de passageiros.

O município também havia determinado que os carros usados não poderiam ser locados, e deveria ter um adesivo de identificação na parta. Outra regra que estava entre as proposições, não confirmada pelo prefeito, é a obrigatoriedade dos veículos terem no máximo cinco anos de fabricação e os motoristas ainda precisarem passar por uma capacitação na própria Prefeitura, além de apresentar antecedentes criminais estaduais e federais.

O presidente da AMU (Associação dos Motoristas de Mobilidade Urbana), Wellington Dias, integrante da comissão, revelou que não foi informada do fim dos trabalhos do grupo. Segundo ele, o próprio prefeito havia prometido uma reunião para esta semana.

“Na última reunião que nós tivemos, a informação que ele deu seria que ele iria apresentar o texto (antes da publicação em Diário). Qualquer das exigências que fuja às realidades, vamos buscar direitos através da intervenção judicial”, declarou Dias.

Segundo ele, a associação, que começou em fevereiro deste ano com cerca de 25 motoristas, hoje já agrega mais de 300 pessoas que estão nas ruas atendendo passageiros por meio do aplicativo. “O que a AMU quer é garantir à população o direito de escolher o serviço, com qualidade, respeito e segurança. Independente da intervenção do Poder Público, a própria plataforma já determina que o que garante a continuidade do nosso serviço é uma boa avaliação”, alega Wellington.

No dia 7 de março o próprio prefeito suspendeu o decreto de regulamentação do serviço da Uber, alegando que buscaria um debate amplo com diversos setores da sociedade. Marquinhos afirmou ainda, na manhã de hoje, que os motoristas têm o direito de procurar a Justiça caso sintam-se prejudicados. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Delator do esquema de Claudinho Serra pede fim de recolhimento domiciliar noturno

Vídeo mostra criança que morreu atropelada por carreta ‘brincando’ em reboque

Rua é interditada após caminhão de recicláveis ‘arrastar’ fios no bairro Amambai

Batalhão do Choque retorna a área de ocupação após indígenas retomarem fazenda em Caarapó

Notícias mais lidas agora

Dona de bar na 14 de Julho é presa em operação contra tráfico em Campo Grande

ônibus

Petição por fim do contrato com o Consórcio Guaicurus chega a 5,1 mil assinaturas em 72 horas

Por que Campo Grande foi escolhida para sediar Supercopa de Vôlei e entrou na rota dos jogos nacionais?

gaza

Jornalistas em Gaza relatam condições extremas e ameaça constante

Últimas Notícias

Polícia

Rede de energia clandestina na Agrovila oferece risco para a própria população, diz Energisa

As famílias estão no local há cerca de dois anos

Cotidiano

Desequilíbrio econômico: paciente fica sem cirurgia por falta de recursos na Santa Casa

Santa Casa afirma que o valor contratual atual permanece insuficiente frente às demandas e custos operacionais

Polícia

Falso advogado: golpe cresce em MS e usa nomes reais de profissionais da advocacia

Criminosos se passam por profissionais da advocacia ou por funcionários de escritórios jurídicos para enganar vítimas e obter dinheiro de forma fraudulenta

Cotidiano

SES realiza vacinação contra raiva gratuita para cães e gatos em parceria com universidade

A ação será realizada em Dourados, no interior de MS, na próxima segunda-feira (29)