Pular para o conteúdo
Política

Fiems quer impedir suspensão de coleta de lixo produzido por grandes empresas

Prefeitura deve suspender na próxima terça-feira (31)
Arquivo -

Prefeitura deve suspender na próxima terça-feira (31)

A Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) ingressou com ação para tentar impedir que a Prefeitura, por meio da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), suspenda coleta de resíduos sólidos dos grandes geradores, conforme recomendou o MPE-MS (Ministério Público Estadual).

A federação, que representa 24 sindicatos, pede que seja deferida liminar com urgência, já que o prazo para o Executivo cumprir o que foi recomendado acaba na próxima terça-feira (31). A base para a inicial é a não regularização e implementação de todos os dispositivos legais referentes aos grandes geradores, principalmente os previstos na Lei Complementar nº 209/2012.

A recomendação do MPE-MS foi publicada no dia 2 de julho e pede que o Município paralise a coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos produzidos por grandes geradores, sendo eles estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço. Isso porque, segundo o órgão, essa tarefa cabe ao próprio produtor e o Executivo gasta mais de R$ 430 mil por mês com o serviço.

Enquadram-se na categoria aqueles que produzem mais de 200 litros ou 50 quilos de resíduos por dia. Estes, segundo Lei Complementar Municipal de 2012, deverão ser recolhidos por intermédio da coleta especial. Mas, conforme a Fiems, a ainda está em fase de consulta pública por parte do Executivo. Portanto, a suspensão do serviço só pode ocorrer quando já estiver em prática.

Pedido

Conforme os autos, a Lei Federal nº 12.305, de 02/08/2010 dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e foi regulamentada pelo Decreto Federal nº 7.404, de 23/12/2010. A Prefeitura publicou a Lei Municipal nº 4.952, de 28/11/2011, a qual dispõe sobre a Política Municipal de Resíduos Sólidos de , estabelecendo, no seu art. 7°, que o Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, o Código Municipal de Resíduos Sólidos e a Coleta Seletiva, dentre outros, são instrumentos da Política Municipal de Resíduos Sólidos.Fiems quer impedir suspensão de coleta de lixo produzido por grandes empresas

Assim, no dia 9 de abril de 2012, houve a aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico – Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Campo Grande/MS, através do Decreto Municipal nº 11.797/2012. Já o Código Municipal de Resíduos Sólidos foi instituído pela Lei Complementar nº 209, de 27/12/2012, “normativo este pendente de regulamentação” por parte da Prefeitura. “De igual forma, o instrumento de Coleta Seletiva, disciplinado no âmbito do Plano de Coleta Seletiva, ainda está em fase de consulta pública por parte da municipalidade local”.

Os 90 dias dados ao Executivo acabou em 2 de outubro, foi solicitado mais 30 dias de prazo e concedidos. Mas, segundo a Fiems, “é certo que, neste tão exíguo prazo não há as mínimas condições de regulamentar e de dar efetividade à citada Lei Complementar, a qual, é bom lembrar, foi publicada há quase 5 anos”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mais de 30 pessoas morrem em naufrágio de barco turístico no Vietnã

Operário vence Monte Azul, mas fica longe de classificação na Série D

Projeto social distribui agasalhos e sopão solidário neste domingo no Jardim Noroeste

Motorista de Fusion envolvido em acidente com morte de motociclista em Três Lagoas estava com CNH vencida

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

MPMS investiga armazenamento irregular de agrotóxicos em propriedade rural de MS

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista bate em dois carros estacionados e derruba muro no Coophavila

Condutor de SUV teria provocado acidente

Esportes

Fortaleza sai na frente, mas cede empate ao Bahia e adia reação no Campeonato Brasileirão

Partida marcou a estreia do técnico Renato Paiva, ex-Botafogo, no Fortaleza

Cotidiano

Na busca por buldogues franceses, tutores oferecem recompensa de R$ 500 em Campo Grande

Animais de estimação desapareceram no dia 16 de julho, na região da Mata do Jacinto

Esportes

Fifa estuda acabar com rebotes de pênaltis e ampliar a atuação do VAR antes da Copa de 2026

Existe também um apoio crescente da cúpula da Fifa e do Ifab em ampliar o escopo de atuação do VAR