Ex-ministro Geddel vira réu por impedir delação sobre esquema da Caixa
Ele teria tentado impedir depoimento de Lúcio Funaro
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ele teria tentado impedir depoimento de Lúcio Funaro
O ex-ministro Geddel Vieira Lima se tornou réu nesta terça-feira (22) por tentativa de obstruir investigações conduzidas pela Polícia Federal, que apuram repasses irregulares por fundos da Caixa Econômica Federal, após a Justiça aceitar uma denúncia apresentada pelo MPF.
De acordo com a denúncia, apresentada na semana passada, o ex-ministro teria pressionad a esposa de Lúcio Funaro, Raquel Pitta, para tentar impedir que o doleiro assinasse um acordo de delação premiada com a PGR (Procuradoria-Geral da República).
O acordo entre Funaro e PGR também foi assinado nesta terça-feira. O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal, considerou que há “plausibilidade das alegações” do MPF, acolhendo a denúncia.
O juiz também incluiu laudos da Polícia Federal como base para o inquérito. A PF encontrou, em perícia no celular do ex-ministro, 17 tentativas de contato entre a esposa de Funaro e Geddel, em um período de 19 dias. Destas, 16 ligações partiram do réu.
Também é destacado pelo juiz um depoimento prestado por Lúcio Funaro , que relatou ter sentido “receio sobre algum tipo de retaliação contra sua família” por parte de Geddel.
Funaro disse, em depoimento à Polícia Federal, que orientava sua esposa a sempre atender às ligações de Geddel e dizer que o doleiro estava tranquilo, “para transmitir a ideia de que não tinha a intenção de firmar acordo de colaboração”.
Segundo o relatório da PF, Funaro sentia “que estava sendo monitorado e em dado momento passou a ter receio sobre a segurança de sua esposa e filha, já que faziam deslocamentos para o presídio da Papuda [onde Funaro está preso] em estrada pouco movimentada”.
Geddel chegou a ser preso no ínicio de julho por conta das acusações, mas recebeu o direito de cumprir regime domiliar. O ex-ministro terá dez dias para apresentar sua defesa às acusações da Justiça.
Notícias mais lidas agora
- Defensio Agro: Quadrilha que aplicou golpe de mais de meio milhão em produtores é alvo de operação em MS
- Revólver que seria enviado para Goiás é encontrado dentro de air fryer nos Correios em Campo Grande
- VÍDEO: Militar do Exército morto em acidente em Campo Grande atingiu lateral de carro de aplicativo
- Ex que pisoteou rosto de mulher e colocou fezes de cachorro na boca da vítima vai continuar preso
Últimas Notícias
Três são presos com mais de R$ 929 mil em cigarros eletrônicos e narguilés
Três pessoas foram presas
STJ rejeita tese do ‘racismo reverso’ de pessoas negras contra brancas
Deve ser aplicado somente nos casos de ofensas dirigidas a pessoas negras
Campeonato Sul-Mato-Grossense tem quatro partidas nesta quarta-feira
Na Capital, o Operário recebe o líder Corumbaense
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.