Política

Em carta a Temer, ganhadores do Nobel alertam sobre riscos dos cortes na Ciência

Documento é assinado por 23 ganhadores do prêmio

Midiamax Publicado em 30/09/2017, às 16h13

None

Documento é assinado por 23 ganhadores do prêmio

Assinado por 23 ganhadores do prêmio Nobel, um e-mail ao presidente Michel Temer alerta que os cortes orçamentários em Ciência e Tecnologia “comprometem seriamente o futuro do Brasil” e precisam ser revistos “antes que seja tarde demais”. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o documento enviado na sexta-feira (29) recomenda mudanças na postura do governo com relação ao setor.

O corte foi de 44% no Orçamento deste ano do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). Pior: à perspectiva de um novo corte em 2018 – que deverá ser da ordem de 15%, caso o Projeto de Lei Orçamentária Anual enviado pelo governo ao Congresso seja aprovado como está.

“Isso danificará o Brasil por muitos anos, com o desmantelamento de grupos de pesquisa internacionalmente reconhecidos e uma fuga de cérebros que afetará os melhores jovens cientistas” do País, escrevem os pesquisadores.

Segundo a reportagem, o orçamento deste ano do MCTIC é o menor de todos os tempos, com cerca de R$ 3,2 bilhões disponíveis para o financiamento de pesquisas e pagamentos de bolsas em todo o País. Isso equivale a um terço do que o ministério tinha quatro anos atrás (antes de ser unificado com a pasta de Comunicações). A proposta inicial do governo para 2018 é reduzir esse valor ainda mais, para R$ 2,7 bilhões.

Jornal Midiamax