Deputado Jair Bolsonaro quer vetar novas áreas indígenas e explorar terras
Ele tem intenção de se candidatar a presidente
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ele tem intenção de se candidatar a presidente
Em suas palestras pelo Brasil, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) tem deixado claro que é contra as demarcações de terras indígenas e com isso tem cravado vários debates sobre o tema. Ele que é pré-candidato à Presidência em 2018, defendeu recentemente que haja exploração de recursos estratégicos nas áreas indígenas, como o nióbio, produto retirado de minerais que abundam no território brasileiro, segundo informação do Jornal Estado de São Paulo (Estadão).
O deputado costuma dizer que o país deveria ter maior controle sobre suas reservas de nióbio e afirma haver jazidas gigantes do produto ainda inexploradas justamente por estarem sob terras demarcadas em Roraima.
O nióbio é considerado um recurso estratégico. Se misturado ao ferro, cria uma espécie de superliga, mais leve e resistente que o aço comum. É utilizado em gasodutos, turbinas, chassis de carros e até em foguetes espaciais e reatores nucleares.
O Brasil tem a maior reserva conhecida e domina o mercado mundial. É o quarto produto mais exportado da balança comercial mineral brasileira. O país tem 98% das reservas comercializáveis do nióbio. No mercado mundial, tem 90% das vendas. O Canadá, os 10% restantes.
Países sem o recurso em seu território fazem reservas estratégicas do produto. Na China, é crescente o uso na indústria de construção.
Em 2010, relatório do Departamento de Estado do EUA vazado pelo WikiLeaks colocava o nióbio no rol dos produtos estratégicos para o país, o que estimulou teorias da conspiração de que o mineral brasileiro estivesse sob risco iminente.
“O nióbio vale mais do que o ouro”, disse, por exemplo, em uma palestra no Clube Hebraica do Rio de Janeiro, no início de abril.
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Lira diz que emendas cumprem acordos firmados entre Poderes
Ministro Dino, do STF, suspendeu pagamento de R$ 4,2 bilhões
Homem é vítima de estelionato após vencer leilão de motocicleta na Capital
Vítima teve um prejuízo de R$ 38.469,00
Amigos de Ney Latorraca relembram memórias do ator em Campo Grande: “Até me buscou na escola”
“Ney era puro amor e ríamos muito com ele”, escreveu, na publicação, a Gerente de Políticas Públicas de Campo Grande, Carmen Eugenio
Empresa que fornece dados a Google admite erro sobre cotação do dólar
Plataforma de buscas retirou ferramenta do ar nesta quinta-feira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.