Pedro Kemp criticou suposta manobra de José Serra (PSDB-SP).

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) criticou a proposta de adotar o parlamentarismo no Brasil. Para ele, o senador (PSDB-SP) começou a articular a aprovação do sistema por medo do ex-presidente Luiz Inácio da Silva ser absolvido e virar candidato.

Lula foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, a 9 anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso envolvendo o tríplex. Ele teria recebido vantagem ilícita da empreiteira OAS por meio do apartamento no Guarujá.

“Tudo isso é medo do Lula voltar. A ideia é essa: Lula pode ser condenado em segunda instância e fica inelegível; mas se for absolvido, poderá ser candidato com grandes chances de ser eleito; aprovando o parlamentarismo o presidente vira ‘rainha da Inglaterra'; aí o Congresso Nacional indica o primeiro-ministro e a quadrilha continua mandando. Simples assim”, escreveu o petista em uma rede social.

Para Kemp, a discussão sobre parlamentarismo é uma manobra para o país passar a ser governador por um “parlamento sujo” formado em sua maioria “por empresários e ruralistas conservadores e corruptos, comprometidos com o neoliberalismo e o fim dos direitos e garantias dos pobres e dos trabalhadores”.

Em sua publicação, o petista, que faz parte da tendência Articula de Esquerda, lembrou ainda que a proposta de parlamentarismo já foi derrotada no plebiscito em 1993.