Condenado a 8 anos de prisão, Olarte poderá recorrer em liberdade
Decisão é do desembargador relator do caso
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Decisão é do desembargador relator do caso
Condenado a oito anos e quatro meses de prisão, na semana passada, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, poderá recorrer da decisão unânime dos desembargadores do TJMS (Tribunal de Justiça) em liberdade. A condenação de Olarte saiu na última quarta-feira (24), mas a publicação da decisão na íntegra só ocorreu nesta segunda-feira (29).
O relator do processo, desembargador Luiz Claudio Bonassini, justifica a decisão de deixar Olarte em liberdade até que haja decisão da ação que a defesa dele deve impetrar no STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Segundo o desembargador, o ex-prefeito não será preso agora porque já respondeu ao processo em liberdade “e não se vislumbra, por ora, risco à aplicação da lei penal”. Desde o ano passado, Olarte usa tornozeleira eletrônica que controla sua movimentação pela cidade.
Além do ex-prefeito, também foram condenados por corrupção passiva Ronan Edson Feitosa de Lima, a quatro anos e seis meses de prisão e Luiz Marcio dos Santos Feliciano a tratamento ambulatorial pelo período de dois anos pelo crime de lavagem de dinheiro.
O caso
O ex-prefeito é acusado de pegar folhas de cheque emprestadas de fiéis da igreja Nova Aliança e trocar por dinheiro com agiotas, com promessa de benefícios caso se tornasse o prefeito de Campo Grande. Os recursos teriam sido arrecadados para quitar dívida da campanha eleitoral de 2012, quando o pastor se candidatou a vice-prefeito na chapa de Alcides Bernal (PP).
Em seu voto, o relator do processo, Des. Luiz Claudio Bonassini da Silva, ressaltou que os crimes imputados aos réus na denúncia do Ministério Público ficaram caracterizados nos autos pelas provas produzidas na instrução judicial criminal. “A realidade é que as condutas criminosas efetivamente aconteceram e foram provadas, deixando absolutamente isolada nos autos a versão em sentido contrário”, destacou.
Notícias mais lidas agora
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
- Frustrada com corte, cliente sai de salão revoltada e desabafa: ‘vão se arrepender’
Últimas Notícias
Nas cidades e zonas rurais, PMMS intensifica combate desde pesca predatória a furto de fios
Operação será realizada em nível nacional, com 144 policiais mobilizados em Mato Grosso do Sul
Neguinho da Beija-Flor anuncia último carnaval em 2025 em carta de despedida
O intérprete anunciou que, a partir de agora, se dedicará à carreira como cantor
Cantor é detonado por não torcer por Fernanda Torres no Oscar: “Chance nula”
Johnny Hooker deu o que falar ao afirmar que Fernanda Torres tem “chances nulas” de vencer o Oscar de Melhor Atriz; entenda a polêmica
Edital inédito vai premiar artistas que preservam cultura indígena e quilombola em MS
Publicação ocorre no dia seguinte ao feriado nacional da Consciência Negra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.