Marcha vai acontecer entre 25 a 28 de maio
Marcada para maio deste ano, a Marcha Nacional de Prefeitos, organizada pela CFM (Confederação Nacional dos Municípios), já começou a ser discutida, e o novo presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Pedro Caravina (PSDB), prefeito de Bataguassu, espera ampliar as discussão do Pacto Federativo.
“A situação dos municípios só vai ser resolvida quando resolver o Pacto Federativo. A distribuição está irregular, as pessoas tem anseios e necessidades nos municípios, mas os recursos estão centralizados na União”, afirmou Caravina.
O presidente da Assomassul se reúne na próxima semana com a direção da CNM, em São Paulo, para discutir a pauta da 20ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
Prefeitos de todo o país querem uma redistribuição dos impostos, e aprovação de pautas como projeto que designa para as cidades de origem da venda o ISS (Imposto Sobre Serviço) das compras feitas com cartão de crédito.
“De que adianta uma União com recursos se falta nos municípios para atender a saúde?”, questiona o prefeito de Bataguassu.
Apesar de muitos dos prefeitos dos 79 municípios sul-mato-grossenses estarem estreando no comando das cidades, a Assomasul espera reunir o maior número de gestores para ter representatividade na cobrança de suas pautas.