Pular para o conteúdo
Política

Aprovada notificação de inscrição em cadastro de inadimplência na ALMS

Outros quatro projetos foram aprovados
Arquivo -

Outros quatro projetos foram aprovados

Na sessão desta quinta-feira (17), os deputados estaduais aprovaram cinco proposições, sendo quatro delas em segunda discussão. O Projeto de Lei (PL) 133/2017, de autoria dos deputados Beto Pereira (PSDB) e Pedro Kemp (PT), regulamenta o sistema de inclusão e exclusão dos nomes dos consumidores nos cadastros de proteção ao crédito no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a proposta, a introdução do nome dos consumidores em cadastros ou bancos de dados de serviços de proteção ao crédito ou congêneres, relacionada à qualquer informação de inadimplemento, dispensa a autorização do devedor, exceto quando a dívida não foi prestada ou não estiver sendo cobrada diretamente em juízo, devendo ser previamente comunicada por escrito e comprovada sua entrega mediante o protocolo de recebimento.   

A comunicação deve indicar o nome ou a razão social do credor, a natureza da dívida, bem como o meio, as condições e o prazo para pagamento, antes de ser efetivada a inscrição. Será concedido o prazo mínimo de 15 dias para quitação do débito ou apresentação de comprovante de pagamento, antes da abertura do cadastro de proteção ao crédito. Comprovada a existência de erro ou inexatidão sobre o fato informado, fica a empresa obrigada a retirar, independentemente de manifestação dos credores ou informantes, os dados cadastrais indevidos, em no máximo dois dias úteis.  

“O aviso de recebimento constitui garantia não só dos consumidores, mas também dos serviços de proteção ao crédito, ao passo que a comprovação de envio de carta registrada ao endereço correto do consumidor afasta o dano moral presumido decorrente de inscrição indevida em cadastros de inadimplente por falhas do serviço postal”, explicou Beto Pereira.Aprovada notificação de inscrição em cadastro de inadimplência na ALMS

Autistas – O PL 81/2017, de autoria do deputado Dr. Paulo Siufi (PMDB), altera a lista de prioridade normatizada pela Lei Estadual 3.530/2008. A proposta inclui os autistas na listagem de prioridades da Lei junto às gestantes, lactantes, mães acompanhadas por crianças de colo e portadores necessidades especiais. Os estabelecimentos comerciais, de serviços e similares, ficam obrigados a fixarem em local visível uma placa listando as pessoas com atendimento prioritário.

O PL 147/2017, do Poder Executivo, define o pagamento da gratificação por dedicação plena e integral aos professores nas funções de docência e de coordenação pedagógica, nas escolas estaduais inseridas no Programa de Educação em Tempo Integral, denominado Escola da Autoria. Os efeitos financeiros devem ser retroativos a 6 de fevereiro de 2017. E o PL 144/2017 dispõe sobre a revisão dos vencimentos-base dos servidores do Ministério Público do Estado.  

Por fim, em discussão única, os deputados aprovaram o PL 132/2017, da deputada Mara Caseiro (PSDB), que denomina Sebastião Severino Alves a rodovia MS-480.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
umidade do ar

Tempo seco coloca cidades de MS em emergência com baixa umidade do ar

Puxões de cabelo e socos marcam briga entre adolescentes na saída da escola em Ribas do Rio Pardo

30h após morte, família consegue liberação de corpo de idosa na Santa Casa de Campo Grande

bolsonaro

URGENTE: STF forma maioria para condenação de Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

URGENTE: STF forma maioria para condenação de Bolsonaro

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Cármen Lúcia: toda ação penal impõe tratamento justo e aqui não é diferente

Últimas Notícias

Brasil

‘Nós, mulheres, ficamos dois mil anos caladas’, diz Cármen Lúcia durante julgamento

Flávio Dino pediu aparte durante voto da ministra, que concedeu, "desde que fosse rápido"

Brasil

Um a cada três brasileiros aprova governo Lula, diz Datafolha

Percentual é o maior desde dezembro de 2024

Cotidiano

Em MS, 34 municípios estão sob alerta para tempestade nesta quinta-feira

Isso significa que estes locais podem registrar chuvas, ventos intensos e até queda de granizo

Cotidiano

Ventania deixa duas casas destelhadas e causa danos em caixa d’água no Tiradentes: ‘começou a chover’

Em uma das residências, cômodos ficaram inundados por causa dos danos