Pular para o conteúdo
Política

Após recursos, vereadores de Campo Grande conseguem aprovação contas eleitorais

Informações são do diário oficial desta sexta-feira
Arquivo -

Informações são do diário oficial desta sexta-feira

Os vereadores Júnior Longo (PSDB) e Cida Amaral (PTN) conseguiram aprovação das contas de campanha eleitoral após ingressarem com recurso no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). Inicialmente a Justiça havia apontado falhas, no caso do tucano, por exemplo, descumprimento do prazo para entrega do relatório e divergência entre a parcial e a prestação de contas final.

Mas, conforme decisão dos desembargadores Sérgio Martins, Telma Curiel, Andrei Lorenzetto, Raquel Domingues e Alexandre Pucci, “a realização de despesa após o dia da eleição, cujo gasto foi realizado com o devido trânsito dos valores pela conta bancária, além de tratar-se de valor irrisório, o que não inviabilizou o controle das contas, não enseja a desaprovação das contas”.

Explicam que não se trata de afastar a obrigatoriedade do trânsito das verbas de campanha pela respectiva conta ou flexibilizar o caráter insanável da falha, mas realizar o juízo de adequação, pelo viés da relevância jurídica da irregularidade.

Além disso, a falha não comprometeu a higidez das contas, porquanto possível à Justiça Eleitoral saber da existência de tal gasto e a forma como foi efetuado o pagamento. “Por fim, o valor envolvido no contexto da prestação de contas não é significativo a ponto de comprometer o controle da prestação de contas”. A falha não possui a relevância jurídica apta a justificar a desaprovação das contas, por corresponder a 1,19% do total de gastos declarados à Justiça Eleitoral.Após recursos, vereadores de Campo Grande conseguem aprovação contas eleitorais

Já na decisão que aprovou as contas da vereadora Cida, foi levado em consideração a não obrigação do candidato em emitir recibos eleitorais referentes a doações estimáveis envolvendo material de campanha de uso conjunto.

“A ausência de indicação do doador originário no recibo eleitoral, nesta hipótese, não constitui irregularidade e não deve ensejar sua desaprovação, por ser desnecessário lançamento dessa despesa, assim como a emissão do próprio recibo eleitoral, sendo também incabível a determinação da transferência dos referidos valores ao Tesouro Nacional”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Sete de setembro faz parte da reflexão sobre a nossa história”, diz Riedel após desfile

vagas Colégio Militar de Campo Grande

Ainda dá tempo: Inscrições para o Colégio Militar de Campo Grande seguem abertas

Motociclista perde controle direção, bate em poste e morre em Corumbá

santa casa hospitais

Atropelada por carro em Maracaju morre após dois meses internada na Santa Casa

Notícias mais lidas agora

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

O milagre em Mato Grosso do Sul que possibilitou canonização de Carlo Acutis

Adolescente é morto a tiros e irmão fica ferido na Vila Nhanhá

Polêmica! Maraisa chora ao ser acusada de destratar fã mirim: ‘Machuca’

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em colisão contra carro no bairro Pioneiros

Vítima foi identificada como Elton de Paula Varga, de 29 anos

Polícia

Réu por assassinato de locatário não tem data para ir a júri popular em Campo Grande

O crime ocorreu no dia 8 de setembro do ano passado

Cotidiano

GALERIA: confira as fotografias do desfile cívico-militar do Dia da Independência

Arquibancadas lotadas, com diversas pessoas trajadas de vestido e amarelo, marcaram o tradicional desfile cívico-militar do Dia da Independência, neste domingo (7). O evento teve mais de duas horas de programação no Centro de Campo Grande. O desfile começou por volta das 8h30 da manhã, com o acendimento da Pira da Chama Eterna e hasteamento … Continued

MidiaMAIS

Relíquia de Carlo Acutis, fio de cabelo do ‘santo da geração millennial’ causa emoção na Paróquia São Francisco

Igreja ficou lotada da manhã deste domingo (7), durante a canonização de Carlo Acutis, o ‘padroeiro da internet’.