Pular para o conteúdo
Política

Acórdão deixa Zeca do PT na relação dos ‘fichas sujas’ e inelegível

Ele foi condenado por improbidade em votação apertada
Arquivo -

Ele foi condenado por improbidade em votação apertada

Saiu nesta quinta-feira (23) o acórdão da decisão do Tribunal de Justiça que, na semana passada, condenou por improbidade administrativa o agora deputado federal José Orcírio dos Santos, o , governador de Mato do Sul por duas vezes (1997-2004).

Ainda cabe recurso, no entanto, Zeca, vira ficha suja por ter sido sentenciado por órgão judicial colegiado. Mais: pela condenação ele fica inelegível por seis anos. O deputado informou, por meio da assessoria de imprensa, que vai recorrer no próprio Tribunal que o sentenciou, na segunda-feira (27).

O ex-governador foi condenado por ter, segundo interpretação do colegiado, ter desviado recurso por meio de notas frias que envolviam agências de publicidade. Na primeira instância, o ex-governador tinha sido inocentado.

Agora, votaram pela condenação do deputado federal os desembargadores Sérgio Martins, Paulo Alberto Oliveira e Nélio Stábile. Votaram pela absolvição de Zeca votaram Divoncir Maran e Marcelo Câmara Rasslan.

Além  de Zeca, foram condenados Raufi Antônio Jaccoud Marques, Salete Terezinha de Luca, Ana Lúcia Rodrigues Rosa Tavares, José Roberto dos Santos, Oscar Ramos Gaspar, Gráfica e Editora Quatro Cores Ltda (Sergraph), Hugo Sérgio Siqueira Borges, Sandra Maristela Velho Mondragon, Ivanete Leite Martins, RPS Publicidade e Promoções Ltda e Julian Pascual Sanz Mondragon, pelas “práticas das condutas previstas no art. 10, inc. I, XI e XII, da Lei 8.429, de 02/06/1992 (Lei de Improbidade)”.

Além de ficar fora da política, Zeca e os outros réus foram condenados a ressarcir o dano que teriam provocado ao erário, R$ 96,1 mil e a uma multa civil no valor de R$ 100 mil.

O advogado André Borges, especialista em improbidade administrativa, afirmou que “a situação do ex-governador ficou complicada, o que tem a ver com um perceptível rigor dos tribunais nos casos envolvendo denúncias de lesão aos cofres públicos, mas nem tudo está perdido, porque a inelegibilidade pode ser suspensa mediante liminar que dê efeito suspensivo aos recursos processuais que ele ainda pode apresentar, considerada a que é defendida por seus advogados e também o fato da condenação ter ocorrido por um placar bem apertado”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jonas Brothers estrelam filme natalino no Disney+

Pescadores artesanais priorizam demarcações em 1º Plano Nacional

VÍDEO: Incêndio destrói casa com telhado de madeira no Centro de Rio Brilhante

No tapete vermelho, Fernanda Torres presta tributo a Giorgio Armani em Veneza

Notícias mais lidas agora

padre carlo acutis

Padre de Campo Grande se ajoelhou na cama de Carlo Acutis e divulgou milagreiro ao mundo

Relatório de monitoramento do TAG do Consórcio Guaicurus deve ser entregue até fim de setembro

bolsonaro

Confira como foram os primeiros dias de julgamento de Bolsonaro e o que esperar para a próxima semana

Justin Bieber lança “SWAG II” , seu novo álbum de estúdio , com 23 faixas

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Incêndio em Rio Brilhante revelou que ‘chalé’ de poeta pertencia um pouco a cada morador local

Incêncio provocou consternação de uma população que viu o encanto da esquina laranjada ser consumido pelas chamas

Esportes

MAC leva mais uma com placar de 1 a 0 após Taveirópolis perder pênalti no Jacques da Luz

Na liderança da série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense, time de Maracaju promete não dar margem de vantagem para os adversários

Polícia

Homem acusado por furto de gado é executado a tiros no Paraguai

Reginaldo possuía ficha criminal extensa e foi alvo de pistoleiros no início da noite deste sábado, em Pedro Juan Caballero

Le Blog Maria Antonia

Jonathan Bailey , estrela de “Bridgerton” revela pausa temporária para dedicar-se ao ativismo social

O ator britânico Jonathan Bailey, de 37 anos, estrela da série “Bridgerton” e de filmes de sucesso , anunciou que vai se afastar temporariamente da atuação para se dedicar integralmente à sua instituição de caridade, o Shameless Fund. Em entrevista à GQ britânica, publicada nesta semana, Bailey revelou que a decisão veio após três anos … Continued