Pular para o conteúdo
Política

Teori pede para Lewandowski redistribuir inquéritos de Aécio, Paes e Sampaio

Ministro disse não ver “relação de pertinência imediata” 
Arquivo -

Ministro disse não ver “relação de pertinência imediata” 

O  ministro , do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu ao presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, para a analisar a possibilidade de um novo pedido de abertura de inquérito da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) ser redistribuído para o ministro Gilmar Mendes. Na mesma situação estão inquéritos contra o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) e o ex-deputado e atual prefeito do Eduardo Paes (PMDB).

No requerimento, com data do dia 11, Teori informou que o pedido da PGR tem relação com um outro inquérito da relatoria de Mendes contra o senador. “Diante da correlação direta dos fatos narrados neste procedimento com aqueles descritos em inquérito redistribuído nesta data, submeto o caso à presidência desta Corte para análise de possível redistribuição do presente procedimento ao ministro Gilmar Mendes”, destacou Teori.

Ao requerer a redistribuição, Teori Zavascki lembrou que, na quarta-feira, a pedido dele, outro inquérito contra o senador foi redistribuído. O ministro disse não ver “relação de pertinência imediata” da representação criminal apresentada pela PGR contra Aécio e outro contra o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), apesar de os indícios contra os dois parlamentares terem surgido em meio às investigações da Lava Jato. Após a redistribuição, a ação passou a ser da relatoria do ministro Gilmar Mendes.

Teori pede para Lewandowski redistribuir inquéritos de Aécio, Paes e SampaioNo mesmo dia, Mendes determinou a abertura de inquérito contra o senador com relação a supostas irregularidades cometidas em Furnas. Ontem (12), Mendes suspendeu a coleta de provas e devolveu o inquérito ao procurador-geral da República para reavaliação. O ministro informou que a defesa de Aécio demonstrou não existirem novos fatos que embasem o pedido de investigação.

O pedido da PGR foi encaminhado ao STF no início de maio. O procurador Rodrigo Janot citou Aécio Neves, Carlos Sampaio e Eduardo Paes. A investigação foi baseada na delação premiada do senador cassado Delcídio do Amaral.

De acordo com o ex-senador, durante os trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquéritos (CPMI) dos Correios, criada para investigar denúncias do mensalão, Aécio Neves, à época governador de Minas Gerais, “enviou emissários” para barrar quebras de sigilo de pessoas e empresas investigadas, entre elas o Banco Rural.

Segundo Delcídio do Amaral, um dos emissários era Eduardo Paes, então secretário-geral do PSDB. Delcídio afirmou na delação que o relatório final da CPMI dos Correios foi aprovado com “dados maquiados” e que Paes e o deputado Carlos Sampaio tinham conhecimento dos fatos. Na época em que o pedido foi apresentado ao STF, Aécio Neves, Carlos Sampaio e Eduardo Paes, por meio de notas,  negaram as acusações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pavimentação e drenagem irá custar R$ 1,36 milhão em Bodoquena

cpmi

Com senadores de MS, CPMI do INSS ouve ex-ministro Carlos Lupi nesta segunda-feira

‘Vergonha e medo’: avô é suspeito de estuprar netas de 5 e 7 anos em Campo Grande

cela

Denúncia de direcionamento faz TCE-MS suspender licitação de refeições para presídios

Notícias mais lidas agora

Em reunião fechada, presidência do PSD em MS decide apoio a Riedel nas eleições de 2026

Campo Grande vai recorrer de decisão que suspendeu aplicação de multas de trânsito

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

CARTAZ NO CENTRO CAMPO GRANDE HOMEM BUSCA PERFIL ESPECÍFICO DE MULHER

Anônimo busca perfil específico de mulher e polemiza com cartaz no Centro: ‘meu chocolatinho’

Últimas Notícias

Brasil

VÍDEO: homem se pendura em carro durante tentativa de assalto

Homem tentou quebrar o vidro do veículo para assaltar a vítima

Cotidiano

De maquiagem à gastronomia, secretaria oferece cursos gratuitos em Campo Grande

Voltadas ao público feminino, capacitações ocorrem esta semana em diversas regiões da cidade

Pimenta

Padrinho queimado, indicado chamuscado: candidato começa mal na corrida pela Segov

Rejeição ao nome indicado é grande nos bastidores

Política

Justiça nega recurso do MP e mantém verba ‘extra’ a vereadores de Angélica

Ação popular alegou que valores seriam para 'inflar' salários, mas indenizações continuam