Mudança na aposentadoria atingiria setor privado e funcionários públicos

O presidente interino Michel Temer (PMDB) afirmou, em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, que pode restabelecer a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) e aumentar a idade mínima para a aposentadoria. A entrevista foi concedida na última quinta-feira (2) e veiculada no telejornal SBT Brasil.

Temer defendeu a mudança da idade para a aposentadoria para o setor privado e também para funcionários públicos. “Ou a Previdência Social tem de ser reformulada, ou então todos os pensionistas sofrerão”, afirmou.

“Não queremos prejudicar aqueles que já estão no mercado de trabalho. Podemos estabelecer regras de transição. Se o prazo é de 35 anos, talvez quem tenha, sei lá, 15, 20 anos (de contribuição) tenha que contribuir mais um ano, por exemplo”, disse ele sobre o processo de mudança na legislação para aposentados.

Ele admitiu a possibilidade de volta da CPMF e disse que seria temporária. “Descartado, aumento de imposto não está; se for necessário, farei. Tentaremos evitar. Se vier, será necessariamente temporário”, afirmou o peemedebista. Sobre o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), Temer disse saber de 59 ou 60 senadores que devem votar a favor.