Pular para o conteúdo
Política

Senado retoma nesta quarta discussão sobre participação da Petrobras no pré-sal

"Sem o pré-sal a Petrobras irá à falência"
Arquivo -

“Sem o a Petrobras irá à falência”

O Plenário do Senado deve retomar nesta quarta-feira (24), em sessão marcada para as 14h, a discussão do projeto que revoga a participação obrigatória da Petrobras na exploração do petróleo da camada do pré-sal (PLS 131/2015). O relatório foi considerado lido pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), designado em substituição a Ricardo Ferraço (ES). A proposta do senador José Serra (PSDB-SP) tramita em regime de urgência.

Os senadores derrubaram, por 33 votos a 31, requerimento que pedia a retirada da urgência para a votação da matéria. Alguns senadores alegavam “precipitação” e pediam mais debate sobre o tema. Simone Tebet  (PMDB-MS) afirmou que está em jogo a soberania nacional. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que se trata de entregar o controle do pré-sal às multinacionais em momento de baixa no preço do barril de petróleo.

Para Roberto Requião (PMDB-PR), sem o pré-sal a Petrobras irá à falência.

— A Petrobras e suas operações do pré-sal são de extrema importância para a retomada do desenvolvimento e para combater o desemprego. A Petrobras é a espinha dorsal do desenvolvimento industrial brasileiro. A questão do petróleo não é essa brincadeira fútil de que o Brasil está parado ou não está parado — disse.

Pela lei atual, aprovada em 2010, a Petrobras deve atuar como operadora única dos campos do pré-sal com uma participação de pelo menos 30%. Além de ser a empresa responsável pela condução e execução, direta ou indireta, de todas as atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento e produção.

Serra argumentou que o projeto dele apenas acaba com a exclusividade da Petrobras, sem retirar a preferência.

— O nosso propósito é fortalecer a Petrobras, expandir a produção de petróleo, gerar receita para União, para os estados, para os municípios, para a educação e para a saúde. Essa é uma sinalização muito boa para o país, por isso que aqueles que são partidários do governo deveriam, na verdade, apoiar  — disse o senador.

Outro defensor da proposta, o senador Omar Aziz (PSD-AM) disse ser impossível  esperar que a Petrobras se recupere para fazer investimentos de 30%  na  exploração do pré-sal.

— Não haverá essa condição nos próximos dez ou 20 anos. O Brasil tem pressa na exploração.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, ressaltou que o projeto já tem quase um ano de tramitação e a comissão especial constituída para debater a matéria não avançou por causa de divergências.

— Todas as vezes que nós tentamos votar essa matéria sempre aparece alguém para dizer que ela não está em condição de ser votada, que há um “tratoraço”. O fundamental é que seja protegido o interesse estratégico da Petrobras e do Brasil. E essa obrigatoriedade de a Petrobras participar como operadora única com 30% das operações hoje resulta, mais do que nunca, ineficaz porque a Petrobras está administrando um prejuízo de R$ 500 bilhões — observou.

Jucá lembrou que a matéria ainda deverá receber emendas e, depois de deliberação no Plenário do Senado, segue para a Câmara dos Deputados. Ele afirmou que o Congresso não pode deixar de decidir nesse momento em que faltam investimento nacional, segurança jurídica, credibilidade e falta de previsibilidade da economia.

— Nós vamos repetir o erro de ficar quatro anos no Congresso discutindo se era partilha, se era concessão, e perder a janela, não de agora, do futuro que vai se abrir novamente quando se retomar o preço do petróleo.  Se nós não debatermos, nós não iremos melhorar essa proposta nunca, porque ela ficará escondida sob o manto da ideologia, sob o manto do corporativismo, sob o manto de questões que não fazem bem ao Brasil — afirmou Jucá.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo de homem é encontrado com várias perfurações de faca  em estrada de Corumbá

Do Centro ao Jardim Aeroporto: vacinação acontece em quatro locais no fim de semana

Abram as janelas: Fumacê passa por quatro bairros de Campo Grande nesta sexta-feira

legendarios arcebispo

4 pontos dos Legendários que conflitam com católicos e levaram ao alerta de arcebispo

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

legendarios arcebispo

4 pontos dos Legendários que conflitam com católicos e levaram ao alerta de arcebispo

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

‘Amava a estrada e o caminhão’, diz filho de motorista que caiu em ribanceira na Serra da Arara

Últimas Notícias

Polícia

Desaparecido em rio fazia churrasco com amigos quando se afogou em Água Clara

Rafael trabalhava com irrigação de lavoura com drones

Cotidiano

BR-163 tem ação de saúde e distribuição de kits para celebrar Dia do Motorista em MS

Ação para motoristas acontece em postos da PRF em Campo Grande e Dourados

Sem Categoria

“Quero Justiça para o meu filho”, diz mãe de adolescente encontrado morto na fronteira com o Paraguai

Caso aconteceu em abril de deste ano e até agora segue sem solução

Famosos

Esposa de Mano Brown vive ‘namoro secreto’ com outra mulher; saiba detalhes

Em fotos vazadas, esposa de Mano Brown aparece em clima de romance com outra mulher; após viralizar, as duas deram versões diferentes